O Projeto de Lei Nº 2034 acaba de ser aprovado pelo governador do Rio de Janeiro Wilson Witsel e se transforma na Lei Estadual 8858.
A cidade do Rio de Janeiro conta com 1925 guias de turismo e o Estado do Rio de Janeiro possui 5830 profissionais com registro no Cadastro Oficial do Ministério do Turismo – Cadastur.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Veja também as mais lidas do DT
Essa lei se origina de uma demanda dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro sendo capitaneada pela Liga dos Guias de Turismo Independentes do Rio de Janeiro.
Originalmente era um projeto de lei exclusivo para os Guias, o PL 2250 de autoria do deputado Carlos Minc e da deputada Zeidan, no entanto, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça da ALERJ foi incorporado em outro PL, o 2034, com outras categorias de trabalhadores desassistidos por conta da epidemia.
“É um dia de muita emoção! Pois é uma luta que empreendemos desde março. Agora o próximo passo é a regulamentação desta lei, que indicará como será o cadastramento dos Guias de Turismo do estado do Rio de Janeiro ativos, o valor do benefício, que a LIGUIA está pleiteando que seja o mínimo estadual da categoria e outras minúcias para o pagamento”, afirma o sócio-fundador da Liga Independente dos Guias de Turismo, André Andion Ângulo.