Polícia Federal realiza simulado com atirador ativo no saguão de embarque em Viracopos

A Polícia Federal e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizaram nesta quarta-feira (27) no saguão de embarque do aeroporto um treinamento de segurança chamado Reação a Atirador Ativo, no qual é simulado o ataque de homem armado. Esta é a primeira vez que este tipo de exercício é realizado em Viracopos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

————————

A ação foi coordenada pelo COT (Comando de Operações Táticas) da Polícia Federal. De acordo com o treinamento, um homem de máscara armado com um fuzil e uma pistola e outro à paisana armado com uma pistola invadiram o saguão de embarque de passageiros e começaram a atirar em pessoas que ali estavam como participantes cenográficos.

Em seguida, houve a ação de um grupo especial da Polícia Militar que eliminou um atirador e rendeu o outro que estava sem a máscara. Pelo menos 70 pessoas participaram do simulado, que durou aproximadamente 30 minutos e contou com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, gerências de Viracopos, lojistas, companhias aéreas e órgãos públicos.

Para o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, agente da Polícia Federal Robson Moreira de Souza, o exercício simulado de Reação a Atirador Ativo é importante para conscientizar a comunidade aeroportuária a respeito de procedimentos específicos de segurança e das alternativas em caso de ocorrência de um caso de atirador ativo nas dependências do aeroporto.

“Foi um sucesso total este teste em Viracopos. Os resultados ultrapassaram as expectativas. O público se envolveu e as forças de segurança que participaram foram muito bem, inclusive prevendo ameaças que eu mesmo não tinha previsto como planejador do ataque”, disse o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, que atuou como o atirador ativo mascarado durante o exercício.

Avaliação e risco

O treinamento do atirador ativo não é uma exigência normativa aos aeroportos. Após o exercício, é realizada uma avaliação das situações de risco e um relatório é encaminhado ao aeroporto para sugerir pontos de melhorias.

- Advertisement -

O exercício de Reação a Atirador Ativo encerra uma série de três dias de treinamento de segurança realizados pelo aeroporto e pela Polícia Federal com palestras (na segunda-feira) e o ESAIA-2019 (Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave), exercício obrigatório anual previsto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em aeroportos com grande movimentação de passageiros.

ESAIA

Pela primeira vez, o ESAIA de Viracopos foi supervisionado e coordenado pelo COT (Comando de Operações Táticas), que é a unidade de operações especiais e contra-terrorismo e ações ilícitas da Polícia Federal.

Pelo menos 80 pessoas participaram do simulado de sequestro de uma aeronave estacionada em um dos pátios do aeroporto. O princípio básico das ações visou garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, além de demais pessoas envolvidas na operação do lado de fora da aeronave.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Festuris, premiações e aberturas aquecem o turismo gaúcho

    Nesta edição, conheça os fatos e curiosidades que estão movimentando o turismo no Rio Grande do Sul Por Neneca Campos Feira do Livro de Porto Alegre...

    Rio de Janeiro é eleito o principal destino de Turismo de Esportes da América do Sul

    World Travel Awards reconheceu destino, que é um dos principais do país, pelo potencial para o turismo de esportes Edição DIÁRIO com agências Rio de Janeiro...

    Cripta da Sé recebe novamente Série de Concertos

    Apresentações gratuitas na Cripta e na Nave da Catedral da Sé acontecerão em sábados de outubro e novembro com público limita Edição DIÁRIO com agências  Seis...

    Porto de Galinhas já se prepara para o 5º SOU Porto de Galinhas, dia 30 de novembro

    Porto de Galinhas se prepara para a 5ª edição do SOU Porto de Galinhas, evento que tem como objetivo premiar as operadoras de viagens...

    Serra Gaúcha terá a maior piscina com borda infinita do mundo

    O empreendimento é da Wyndham Hotels & Resorts, está orçado em R$ 300 milhões e ocupará uma área de 60 mil m² Edição DIÁRIO com...

    Lumen Lisboa Hotel é inaugurado em Portugal

    A abertura oficial do hotel, neste mês de outubro, contou com a presença do ministro da Economia e da Transição Digital de Portugal, Pedro...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing