Polícia Federal realiza simulado com atirador ativo no saguão de embarque em Viracopos

A Polícia Federal e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizaram nesta quarta-feira (27) no saguão de embarque do aeroporto um treinamento de segurança chamado Reação a Atirador Ativo, no qual é simulado o ataque de homem armado. Esta é a primeira vez que este tipo de exercício é realizado em Viracopos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

————————

A ação foi coordenada pelo COT (Comando de Operações Táticas) da Polícia Federal. De acordo com o treinamento, um homem de máscara armado com um fuzil e uma pistola e outro à paisana armado com uma pistola invadiram o saguão de embarque de passageiros e começaram a atirar em pessoas que ali estavam como participantes cenográficos.

Em seguida, houve a ação de um grupo especial da Polícia Militar que eliminou um atirador e rendeu o outro que estava sem a máscara. Pelo menos 70 pessoas participaram do simulado, que durou aproximadamente 30 minutos e contou com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, gerências de Viracopos, lojistas, companhias aéreas e órgãos públicos.

Para o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, agente da Polícia Federal Robson Moreira de Souza, o exercício simulado de Reação a Atirador Ativo é importante para conscientizar a comunidade aeroportuária a respeito de procedimentos específicos de segurança e das alternativas em caso de ocorrência de um caso de atirador ativo nas dependências do aeroporto.

“Foi um sucesso total este teste em Viracopos. Os resultados ultrapassaram as expectativas. O público se envolveu e as forças de segurança que participaram foram muito bem, inclusive prevendo ameaças que eu mesmo não tinha previsto como planejador do ataque”, disse o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, que atuou como o atirador ativo mascarado durante o exercício.

Avaliação e risco

O treinamento do atirador ativo não é uma exigência normativa aos aeroportos. Após o exercício, é realizada uma avaliação das situações de risco e um relatório é encaminhado ao aeroporto para sugerir pontos de melhorias.

O exercício de Reação a Atirador Ativo encerra uma série de três dias de treinamento de segurança realizados pelo aeroporto e pela Polícia Federal com palestras (na segunda-feira) e o ESAIA-2019 (Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave), exercício obrigatório anual previsto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em aeroportos com grande movimentação de passageiros.

ESAIA

Pela primeira vez, o ESAIA de Viracopos foi supervisionado e coordenado pelo COT (Comando de Operações Táticas), que é a unidade de operações especiais e contra-terrorismo e ações ilícitas da Polícia Federal.

Pelo menos 80 pessoas participaram do simulado de sequestro de uma aeronave estacionada em um dos pátios do aeroporto. O princípio básico das ações visou garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, além de demais pessoas envolvidas na operação do lado de fora da aeronave.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Bolivianos voltarão para casa depois de meses retidos na Alemanha

Os membros de uma orquestra boliviana que inclui flautas tradicionais esperam voltar para casa na próxima semana depois de ficarem retidos em um castelo...

Senado aprova projeto que oferece crédito para profissionais liberais

Em sessão remota nesta quinta-feira (28), o Plenário do Senado aprovou o projeto que abre linha de crédito especial para profissionais liberais durante a...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias