Polícia Federal realiza simulado com atirador ativo no saguão de embarque em Viracopos

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizaram nesta quarta-feira (27) no saguão de embarque do aeroporto um treinamento de segurança chamado Reação a Atirador Ativo, no qual é simulado o ataque de homem armado. Esta é a primeira vez que este tipo de exercício é realizado em Viracopos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

————————

A ação foi coordenada pelo COT (Comando de Operações Táticas) da Polícia Federal. De acordo com o treinamento, um homem de máscara armado com um fuzil e uma pistola e outro à paisana armado com uma pistola invadiram o saguão de embarque de passageiros e começaram a atirar em pessoas que ali estavam como participantes cenográficos.

Em seguida, houve a ação de um grupo especial da Polícia Militar que eliminou um atirador e rendeu o outro que estava sem a máscara. Pelo menos 70 pessoas participaram do simulado, que durou aproximadamente 30 minutos e contou com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, gerências de Viracopos, lojistas, companhias aéreas e órgãos públicos.

Para o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, agente da Polícia Federal Robson Moreira de Souza, o exercício simulado de Reação a Atirador Ativo é importante para conscientizar a comunidade aeroportuária a respeito de procedimentos específicos de segurança e das alternativas em caso de ocorrência de um caso de atirador ativo nas dependências do aeroporto.

Veja também as mais lidas do DT

“Foi um sucesso total este teste em Viracopos. Os resultados ultrapassaram as expectativas. O público se envolveu e as forças de segurança que participaram foram muito bem, inclusive prevendo ameaças que eu mesmo não tinha previsto como planejador do ataque”, disse o chefe do Serviço de Estratégias Táticas do COT, que atuou como o atirador ativo mascarado durante o exercício.

Avaliação e risco

O treinamento do atirador ativo não é uma exigência normativa aos aeroportos. Após o exercício, é realizada uma avaliação das situações de risco e um relatório é encaminhado ao aeroporto para sugerir pontos de melhorias.

O exercício de Reação a Atirador Ativo encerra uma série de três dias de treinamento de segurança realizados pelo aeroporto e pela Polícia Federal com palestras (na segunda-feira) e o ESAIA-2019 (Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave), exercício obrigatório anual previsto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em aeroportos com grande movimentação de passageiros.

ESAIA

Pela primeira vez, o ESAIA de Viracopos foi supervisionado e coordenado pelo COT (Comando de Operações Táticas), que é a unidade de operações especiais e contra-terrorismo e ações ilícitas da Polícia Federal.

Pelo menos 80 pessoas participaram do simulado de sequestro de uma aeronave estacionada em um dos pátios do aeroporto. O princípio básico das ações visou garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, além de demais pessoas envolvidas na operação do lado de fora da aeronave.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade