Porto Alegre lança edital de concessão para Parque Harmonia e trecho da orla

Continua depois da publicidade

Sustentabilidade é um dos pilares da Concessão lançada pela prefeitura de Porto Alegre

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Na última sexta-feira (3), a prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, lançou o edital de concessão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla Moacyr Scliar. O edital prevê um contrato de 35 anos para a gestão e manutenção dos dois espaços. A concessionária que assumir a gestão dos locais deverá priorizar o conceito da sustentabilidade e o respeito à diversidade atentando para o mínimo impacto ao meio ambiente e à paisagem do Lago Guaíba, bem como à qualidade de vida e bem-estar da fauna silvestre.

Veja também as mais lidas do DT

Em nota ao DIÁRIO, a prefeitura informa que a cidade de Porto Alegre tem investido muito fortemente nas parcerias público-privadas com o objetivo de modernizar, melhorar os serviços e embelezar a cidade. Na área de Parques uma das premissas básicas é a preservação das áreas verdes e da realização de projetos sustentáveis.

Duas situações distintas

O concessionário que vencer a concessão terá duas situações distintas para administrar. De um lado um parque completamente revitalizado em funcionamento, que conta com a sustentabilidade em todos os aspectos de sua concepção, que é o trecho 1 da Orla do Guaíba, espaço entregue a população em 2018 e que se tornou um verdadeiro cartão postal da cidade. De outro, um espaço muito pouco utilizado o ano todo. São 168 mil metros quadrados de área verde que ganhará nova estrutura, entretanto sempre primando pelo conceito de sustentabilidade. No edital, construído com o apoio do Instituto Semeia, está previsto que a Taxa de Ocupação (TO) máxima permitida para as edificações será de 20%, sendo que as edificações poderão estar distribuídas por toda a área do Parque Harmonia.

O projeto de concessão dos dois Parques tem a licitação marcada para o dia 31 de agosto (Crédito: Jeferson Bernardes)

A arquitetura das construções a serem feitas, também, deve ser pensada com premissas sustentáveis, visando o mínimo impacto ao meio ambiente e à paisagem. “Todos os elementos vegetais e componentes das áreas verdes da área da concessão deverão ser mantidos em adequado estado de conservação”, destaca o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro.

O projeto de concessão dos dois Parques tem a licitação marcada para o dia 31 de agosto. O critério de julgamento será o maior valor de outorga, tendo como lance mínimo R$ 200 mil. O investimento estimado do parceiro privado ao longo de todo o contrato em relação a operação manutenção e construção de estrutura é de R$ 325 milhões.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade