Portugal continua sendo um bom país para morar?

Continua depois da publicidade

Benefícios como qualidade de vida e segurança têm atraído moradores para o país lusitano, mas será que Portugal continua sendo um bom país para morar? 

Atualmente, tem crescido o interesse por mudanças para Portugal. E isso acontece por vários motivos, como o aumento das tensões no continente europeu devido à guerra entre Ucrânia e Rússia e também pelas crises políticas e econômicas nos países latinos, como o Brasil. Mas será que Portugal continua sendo um bom país para morar?

Segundo a Global Peace Index (GPI), o país é o 6º mais seguro do mundo e possui outras características essenciais que o tornam um destino atraente para fincar raízes ou trabalhar. 

Veja também as mais lidas do DT

Portugal continua sendo um bom país para morar? Veja aspectos importantes

No entanto, os ideais de qualidade de Portugal estão de acordo com a realidade? É o que explica Márcio Inverneiro, um dos maiores empreiteiros portugueses que atua na contratação de brasileiros e é dono da construtora ’Inversil’.

“Portugal é um país seguro, mas não como antes, quando estávamos em terceiro no ranking mundial relacionado à segurança. Mesmo assim, em comparação ao que vem acontecendo nos demais países europeus, podemos dizer que estamos bem”, afirmou.

O DT conversou com o executivo e perguntou quais as regiões mais indicadas para os brasileiros viverem em Portugal. Segundo ele, Lisboa continua sendo a melhor opção por oferecer mais opções de trabalho e por ser cosmopolita. Ele também cita a cidade de Braga por ser um lugar com uma boa comunidade de brasileiros. 

Vista de uma rua de Lisboa, capital de Portugal, com pessoas andando nas calçadas á noite. A capital é bastante procurada por brasileiros e outros povos.
Lisboa, capital de Portugal, é bastante procurada por brasileiros e outros povos (Crédito: DT)
A xenofobia é um dos maiores desafios em Portugal

Mas além da segurança e da presença de brasileiros, existem vários outros motivos que têm levado muita gente do Brasil para lá, como economia mais forte, políticas de facilitação de mudanças para o país, e o clima.

No entanto, Márcio Inverneiro toca em um ponto muito negativo que muitos brasileiros, em especial, as brasileiras, enfrentam no país de Cristiano Ronaldo: a xenofobia.

Apesar dos acordos entre Brasil e Portugal, da facilidade da língua entre os dois países e da grande quantidade de brasileiros que têm se mudado para lá, em especial após as eleições, ainda existem barreiras culturais. E elas causam preconceitos que dificultam a integração total dos estrangeiros no país.

“O maior problema hoje que enfrentamos é a xenofobia. Pois muitos brasileiros que vêm em busca de uma vida mais tranquila, passam por situações que me entristecem”, comentou o empresário.

Casos contra brasileiras

“A maioria dos casos são contra mulheres, que são chamadas de vulgares. E também devido ao fato de que, nas casas de prostituição, serem de maioria brasileiras. Também há queixas do comportamento das brasileiras estudantes nas universidades”, apontou.

“Fora isso, pela violência e corrupção que ouvimos do Brasil, acaba-se a criar um estereótipo errado generalizando. Também há casos de assaltos em Portugal cometidos por brasileiros, prejudicando a imagem”, lamentou o executivo.

“Há também reclamação dos mais velhos sobre o consumo de Youtube dos jovens portugueses, que assistem o Youtube brasileiro. E por vezes, esse promove uma cultura vulgar ou de ostentação que não é habitual no país”, complementou.

Atualmente há cerca de 5 milhões de portugueses morando no Brasil. “E nós portugueses sempre fomos bem recebidos no Brasil. Não deveria ser assim”, ponderou.

Alta procura dos brasileiros pelo país

Ainda, segundo Márcio, cerca um milhão de brasileiros pediram cidadania portuguesa nos últimos anos, inclusive, muitos destes para empregos.

“Há 5 anos atrás, começaram a vir os brasileiros, muitos com boa situação financeira. Depois, começaram a vir os brasileiros para conseguirem emprego e muitos desses voltaram ou foram para outros países europeus. Agora, após as eleições, voltou a busca de brasileiros com boa situação financeira para viver em Portugal,” pontuou.

Imagem de uma praia de pedras, em Lisboa, capital de Portugal, com algumas pessoas.
Lisboa, capital de Portugal (Crédito: DT)

E além da grande procura de brasileiros e dos tristes casos de xenofobia, Inverneiro falou sobre a diferença cambial entre o “Real X Euro”: “As coisas estão caras em Portugal e muitos dizem que já não vale a pena. Inclusive, está caro para o próprio português viver aqui.”

Assim, há prós e contras em se mudar para Portugal. Cabe ao brasileiro analisar os pontos destacados para tomar sua decisão. 

Sobre Márcio Inverneiro

Um dos maiores empreiteiros do Norte de Portugal, fundador e gestor da empresa ‘Inversil – Construção e Engenharia Civil’, LDA, todos os anos contrata diversos brasileiros em Portugal.


Por Caroline Figueiredo – repórter do DT (com EDIÇÃO), com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade