A companhia portuguesa euroAtlantic airways (EAA) lançou uma operação para o Governo de França, após um alerta de avanço da pandemia do COVID-19, num dos territórios ultramarinos franceses, a Guiana Francesa. A aeronave EAA transportará 33 Médicos e bombeiros para o Aeroporto Félix-Éboué (CAY) localizado a 13 km de Caiena, capital da Guiana Francesa, uma importante infraestrutura aeroportuária, que também serve Kouru, o centro espacial francês.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
As infeções na região, segundo números das autoridades (sábado 20) tinham quadruplicado nas últimas duas semanas e duplicado na última (353 novos casos do novo-Coronavirus), tendo sido restabelecida ordem de recolher, após um alívio (11 de maio) das medidas sanitárias.
Veja também as mais lidas do DT
O Boeing B77-200ER da EAA com bandeira portuguesa, coordenado pela Flytrans International Forwarders, decolou na última quarta-feira (24) do Aeroporto de Faro (FAO) no sul de Portugal, para o Aeroporto de Marseille-Provence (MRS) na região de Marignane, 48 horas após o gabinete do primeiro-ministro Édourd Philippe, no último domingo (21) ter anunciado, colocar de novo em confinamento toda a Guiana francesa, que faz fronteira com o Brasil (Estado de Amapá).
Nesta quarta-feira (24), a aeronave, decolou de Marselha, pelas 06:00 (horas UTC), transportando além dos 33 passageiros, 25 Ton. de Carga, voando diretamente para Guiana francesa (14.200 km).
Sobre a euroAtlantic airways (1993), todos os seus equipamentos são de origem americana e estão registados na Autoridade Nacional de Avião Civil (ANAC), opera com Boeing B777-200ER, Boeing B767-300ER, Boeing B737-800NG em 84,5% dos países do Mundo. A marca euroAtlantic é especializada em transporte aéreo ACMI, Charter e regular, tem por missão, Anytime, Anywhere.