Mobilização da prefeitura de Vacaria e da população em prol do Rio Grande do Sul
Por Paulo Atzingen – de São Paulo*
O prefeito de Vacaria (RS), Amadeu Boeira (PSDB) em contato com o DIÁRIO DO TURISMO deixou claro: em um momento como esse em que o Rio Grande do Sul experimenta a seu maior flagelo da história, o estado deve utilizar todos os equipamentos necessários para apoiar e socorrer seu povo e sua economia.
“Estamos trabalhando incansavelmente, população e prefeitura para ajudar nosso povo do Rio Grande do Sul e em especial as cidades ao redor, incluindo Porto Alegre. Enviamos 34 caminhões de mantimentos e 90 pessoas da cidade para auxiliar no resgate e no apoio de quem foi impactado pelas enchentes”, disse o prefeito ao DIÁRIO.
Veja também as mais lidas do DT
Aeroporto
Segundo Boeira, o aeroporto de Vacaria tem todas as condições para receber tanto operações de carga quanto de passageiros, mas está subutilizado. “Este é o momento”, conclama.
“Atualmente recebemos voos particulares de empresas de Vacaria. Mas nosso aeroporto está subutilizado e em um momento como este é um absurdo não utilizá-lo plenamente”, alertou o prefeito.
O aeroporto de Vacaria é atualmente administrado pela prefeitura municipal e foi incluído no Plano de Investimentos do Profaa (Programa Federal de Auxílio Aeroportos) de 2011.
1.2 milhão em infraestrutura
Segundo o secretário de Desenvolvimento, tecnologia, trabalho e turismo de Vacaria, Gabriel Prado, o município já investiu R$ 1.2 milhão em obras de infraestrutura no aeroporto: “Já investimos em balizamento, em iluminação, em sinalização. Falta-nos a homologação dos órgãos competentes”. complementa.
Ainda, segundo o prefeito, o uso total do aeroporto só depende de vontade. “Hoje o nosso aeroporto pode servir como alternativa de socorro, mas depois pode se tornar uma base tanto para cargas como para passageiros”. disse. De acordo com ele, Vacaria tem uma pista e um teto melhor que a de Caxias do Sul. “Nosso aeroporto é melhor que muitos aeroportos do Estado e aqui dificilmente temos cerração”, comparou.
Atualmente a pista de pouso e decolagem de Vacaria, com 2.020 metros de extensão é utilizada apenas para voos esporádicos. Em 2021 a Azul Linhas Aéreas chegou a operar com três voos por semana.
Nome
O Aeroporto de Vacaria é um marco importante para a região, ao norte do Rio Grande do Sul. O aeroporto recebeu o nome de Enore Ângelo Mezari em homenagem ao ex-prefeito de Vacaria, que iniciou a luta pela construção do aeroporto na cidade em meados da década de 70.
Atividades Econômicas
A cidade é conhecida como a “Porteira do Rio Grande” e a sede do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, considerada a maior festa tradicionalista da América Latina. É também o maior produtor de maçã no Brasil.