De olho na qualificação dos profissionais de turismo, a Prefeitura de João Pessoa, capital da Paraíba, passou a oferecer curso de idiomas para este público. Trata-se de uma parceria entre as Secretarias de Turismo (Setur) e de Educação e Cultura (Sedec).
“A oferta de um curso de idiomas para quem trabalha com turistas é essencial, porque somos da linha de frente do turismo e precisamos causar uma boa impressão”, pontua Adalberto Patrício, um dos alunos matriculados no curso de Inglês do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) voltado para o turismo.
Segundo Adalberto, o turismo paraibano tem crescido muito nos últimos anos e saber falar um outro idioma permite estreitar a relação com os visitantes. “Ninguém gosta de ser recebido de forma rude, ainda mais se a hospitalidade faltar por conta do idioma”, disse, acrescentando que esse olhar da Prefeitura para incrementar o turismo de João Pessoa, cria novas oportunidades para além da profissão. “Podemos estudar em um outro país ou até concorrer à uma vaga da qual não podíamos disputar antes por não termos domínio de outra língua”, acrescenta o aluno.
Veja também as mais lidas do DT
Matheus Brito, aluno da mesma turma de inglês, afirma que está entusiasmado com a proposta da Prefeitura, pois abre uma oportunidade de comunicação direta com os visitantes. “Sem dúvidas, seja qual for a área, o inglês hoje em dia é de grande importância para o crescimento profissional”, comentou.
Duas turmas já formadas
Segundo a diretora do Celest, Jéssica Holanda, a Prefeitura de João Pessoa tem capacitado, anualmente, profissionais para o turismo receptivo, por meio da oferta de cursos de Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), gratuitos, através do Celest. “Este ano, foram formadas duas turmas, cada uma com 25 alunos que, no final de três anos, sairão das salas de aula prontos para atender as necessidades do mercado na Capital”, informou.
As aulas foram iniciadas há duas semanas, com a turma de Inglês às quartas-feiras, das 16h30 às 19h, e outra, de Espanhol, às sextas, das 19h às 21h.
De acordo com Jéssica Holanda, essas turmas específicas foram formadas a partir de uma parceria intersetorial entre as Secretarias de Turismo (Setur) e de Educação e Cultura (Sedec). “A parceria é voltada aos profissionais de turismo com o objetivo de qualificá-los, oferecendo instrumentos indispensáveis de trabalho para atuação em um mundo globalizado”, finalizou.
O Celest está localizado na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, nº1840, Expedicionários. Acesse o Instagram do serviço para saber mais informações.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com Prefeitura de João Pessoa (PB).