Qual é a importância do turista na vida de cada cidadão?

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por Luiz Henrique Miranda*

O mercado de viagens e turismo em São Paulo, principal polo turístico emissivo e receptivo do país, sofre com a crise do novo Coronavírus Covid-19. O que quase nunca é bem percebido, no âmbito do poder público e, também, pela opinião pública, são as consequências econômicas e sociais advindas da dramática redução da movimentação do setor.

Associado às viagens de lazer, o Turismo não é reconhecido como um dos principais vetores do desenvolvimento sustentável. Vamos aos fatos. A matriz econômica do Turismo impacta direta e indiretamente outros 52 setores econômicos. Entre eles, inúmeros fornecedores de produtos alimentícios que abastecem cada um dos centros de convenções, espaços de eventos, resorts, hotéis de rede, hotéis independentes, pousadas, hostels, restaurantes, quiosques, bares e até ambulantes situados nos 645 municípios paulistas.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SP informa que os cerca de 12 mil empreendimentos hoteleiros, geram para a economia nacional mais de R$ 13 bilhões por ano e respondem por 150 mil empregos diretos. A Organização Mundial do Turismo – OMT estima que, de cada onze integrantes da População Economicamente Ativa – PEA no Brasil, uma tem ocupação e renda decorrente da chegada de turistas.
Outro fator que dificulta a correta compreensão sobre a relevância socioeconômica do setor é, por assim dizer, de ordem conceitual. O senso comum considera que turista é quem viaja para curtir férias, feriados; enfim, desfrutar de lazer. Globalmente, independente da motivação da viagem, turista é todo aquele ou aquela que pernoita, no mínimo, uma noite fora da sua cidade de moradia. Muitos deles são turistas em viagens de negócios; profissionais liberais, autônomos e funcionários de empresas privadas e órgãos públicos dos variados ramos de atividade.
O isolamento social compulsório constitui oportunidade à reflexão e urgente atuação da pessoa cidadã.

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LUIZ HENRIQUE – INDÚSTRIA CRIATIVA E SUSTENTABILIDADE

Luiz Henrique Nascimento de Arruda e Miranda cursou Ciências Sociais, pela PUC-SP e Comunicação Social, pela Anhembi-Morumbi. Participou de seminários internacionais conduzidos por John Kenneth Galbraith; Peter Drucker, Stan Rapp, Al Ries, Igor Ansoff, Theodore Levitt, Philip Kotler, Tom Peters, entre outros expoentes das áreas de Administração e Marketing. Diretor Geral da Agência Amigo – Comunicação e gestor do Press Club, pioneiro sistema digital de relacionamento jornalístico. Atua como consultor jornalista em defesa da indústria criativa como vetor de transformação e desenvolvimento sustentável.

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