Qual é a importância do turista na vida de cada cidadão?

por Luiz Henrique Miranda*

O mercado de viagens e turismo em São Paulo, principal polo turístico emissivo e receptivo do país, sofre com a crise do novo Coronavírus Covid-19. O que quase nunca é bem percebido, no âmbito do poder público e, também, pela opinião pública, são as consequências econômicas e sociais advindas da dramática redução da movimentação do setor.

Associado às viagens de lazer, o Turismo não é reconhecido como um dos principais vetores do desenvolvimento sustentável. Vamos aos fatos. A matriz econômica do Turismo impacta direta e indiretamente outros 52 setores econômicos. Entre eles, inúmeros fornecedores de produtos alimentícios que abastecem cada um dos centros de convenções, espaços de eventos, resorts, hotéis de rede, hotéis independentes, pousadas, hostels, restaurantes, quiosques, bares e até ambulantes situados nos 645 municípios paulistas.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SP informa que os cerca de 12 mil empreendimentos hoteleiros, geram para a economia nacional mais de R$ 13 bilhões por ano e respondem por 150 mil empregos diretos. A Organização Mundial do Turismo – OMT estima que, de cada onze integrantes da População Economicamente Ativa – PEA no Brasil, uma tem ocupação e renda decorrente da chegada de turistas.
Outro fator que dificulta a correta compreensão sobre a relevância socioeconômica do setor é, por assim dizer, de ordem conceitual. O senso comum considera que turista é quem viaja para curtir férias, feriados; enfim, desfrutar de lazer. Globalmente, independente da motivação da viagem, turista é todo aquele ou aquela que pernoita, no mínimo, uma noite fora da sua cidade de moradia. Muitos deles são turistas em viagens de negócios; profissionais liberais, autônomos e funcionários de empresas privadas e órgãos públicos dos variados ramos de atividade.
O isolamento social compulsório constitui oportunidade à reflexão e urgente atuação da pessoa cidadã.

————————————-

LUIZ HENRIQUE – INDÚSTRIA CRIATIVA E SUSTENTABILIDADE

Luiz Henrique Nascimento de Arruda e Miranda cursou Ciências Sociais, pela PUC-SP e Comunicação Social, pela Anhembi-Morumbi. Participou de seminários internacionais conduzidos por John Kenneth Galbraith; Peter Drucker, Stan Rapp, Al Ries, Igor Ansoff, Theodore Levitt, Philip Kotler, Tom Peters, entre outros expoentes das áreas de Administração e Marketing. Diretor Geral da Agência Amigo – Comunicação e gestor do Press Club, pioneiro sistema digital de relacionamento jornalístico. Atua como consultor jornalista em defesa da indústria criativa como vetor de transformação e desenvolvimento sustentável.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Medidas do governo darão fôlego às empresas durante a quarentena (OUÇA!)

Com o objetivo de reduzir o impacto financeiro causado pela quarentena da Covid19, o Governo Federal tem adotado diversas medidas na esfera tributária, principalmente...

O mundo precisa de pessoas juntas – Mensagem da Equipotel 2020 (Veja o vídeo)

O mundo precisa de pessoas juntas. Mas juntas de um jeito novo. Por hoje, pedimos que vivencie uma excelente hospitalidade em sua casa, para o seu...

LATAM já operou 115 voos especiais transportando mais de 16 mil passageiros

Grupo já operou 115 voos especiais, transportando não só seus passageiros, mas também clientes de outras companhias EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências O Grupo LATAM Airlines...

FESTURIS e a recuperação do turismo no final do segundo semestre

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello CEO’s da Rossi & Zorzanello Feiras e EmpreendimentosVivemos uma crise desafiadora e incomparável. Estamos em estado de guerra pela vida...

Airbnb pagará US$ 250 milhões a ‘anfitriões’ para ajudar a cobrir custos de cancelamentos por COVID-19

O CEO do Airbnb, Brian Chesky, anunciou a criação de um fundo de US$ 250 milhões para ajudar os anfitriões a cobrir o custo dos...

Prefeitos do ABC compram 1 milhão de testes de covid-19

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne prefeitos da região, anunciou a compra de 1 milhão de kits para testes de covid-19. A remessa...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias