(Edição do DT com agências)
O Observatório de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da SPTuris, acaba de divulgar os resultados do levantamento realizado durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que aconteceu neste domingo (15) no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. Foram realizadas mais de 1,2 mil entrevistas com uma equipe de 16 pesquisadores em vários setores do circuito.
Entre os principais dados, a pesquisa apontou que 43% do público que prestigiou a corrida eram de fora da cidade. E entre esses turistas, quase 16% eram estrangeiros. A maior parte dos visitantes (79%) escolheu os hotéis para se hospedar, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. A ocupação média de toda a rede hoteleira paulistana ficou em mais de 74% neste fim de semana. Apenas 17% dos turistas ficaram em casas de amigos ou parentes. O restante ficou em meios alternativos de hospedagem, como hostels e casas ou apartamentos alugados.
Veja também as mais lidas do DT
Houve um aumento de 20% do público feminino entre o ano passado e este ano. Mesmo assim, a maioria – 88% – ainda é formada por homens. A faixa etária predominante permaneceu entre 30 e 39 anos.
De acordo com a organização do evento, 136.410 pessoas foram ao Autódromo José Carlos Pace durante os três dias de evento, de 13 a 15 de novembro. A última etapa do campeonato de Fórmula 1 será o GP dos Emirados Árabes, no dia 29 de novembro.