Região de Santarém, de Portugal, apresenta sua potencialidade econômica em São Paulo

Continua depois da publicidade

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém reuniu na última quarta-feira (27)  empresários brasileiros e portugueses com o objetivo de estreitar laços comercias para o desenvolver negócios, atraindo assim importadores e investidores

por Mary Aquino (repórter do DIÁRIO)*

————————

O projeto leva o nome de Ribatejo Global. O distrito de Santarém, a capital, que leva o mesmo nome, fica na província de Ribatejo. A região fica a cerca de uma hora da Espanha, com fácil acesso através de rodovias para a capital do país, Lisboa.
De acordo com o diretor de inovação e competitividade da Associação Comercial Nersant, João Salvador, a região é riquíssima em turismo religioso, arqueológico, produção de madeira e papel nos padrões sustentáveis do mercado, na extração e lapidação de pedras. “Os rentáveis e tradicionais curtumes no Médio Tejo produz 90% de todo couro fabricado em Portugal”, afirmou à reportagem.
Segundo ele, a força da hotelaria repousa nas cidades de Fátima e Tomar e que toda a região é tomada por cidades históricas e cheias de castelos. O valor de negócio na região a partir de dados apresentado no evento é que só em 2017 a região gerou mais de 15 milhões de euros em negócios.

Expansão de negócios

João Salvador explicou que os industriais, empresários e agricultores locais têm investido muito na região e estão preparados para o mercado internacional, os pólos se estendem entre Brasil, Canadá França, Bélgica e Emirados Árabes e  Nova Yorque. Salvador explicou que a escolha do Canadá e da França se dá pelas extensas comunidades portuguesas nesses países. Já a Bélgica por ser a sede da Comissão Européia, e o Brasil por serem pátrias irmãs, na verdade pai e filho. Dubai é a cidade do momento para expansão de negócios no Oriente Médio.

Agronegócios

Os portugueses prezam pela alimentação de qualidade e a região é rica na produção de arroz, embutidos e azeites (que puderam ser degustados durante o evento).
Produtos agroindustriais foram expostos e degustados durante encontro (Crédito: MaryAquino – DT)

Turismo

Salvador deu ênfase à cidade religiosa de Fátima, entre outras na região que alimentam o turismo religioso de uma Portugal tão fervorosamente católica. Destacou também o turismo da natureza, os esportes aquáticos nos rios.
“Enoturismo é forte na região, há vinícolas de grande, médio e pequeno porte – aquelas mantidas por famílias há várias gerações”, ressaltou lembrando da qualidade das uvas e a produção dos vinhos tintos, brancos e a produção exclusivamente portuguesa dos (vinhos) verdes.
Em todas as formas de turismo em Santarém acaba incentivando os negócios para Associação, comentou.
O projeto Global Ribatejo pretende gerar riqueza à região, gerando emprego e divulgação das suas riquezas naturais, o que já vem ocorrendo e facilita a chegada de estrangeiros que queiram investir na região.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade