- Publicidade -
Início Mulheres que escrevem o turismo Renata Righi, Diretora Comercial do La Torre Resort: ‘turismo evolui com mulheres...

Renata Righi, Diretora Comercial do La Torre Resort: ‘turismo evolui com mulheres na liderança’

0
342
"Venho de uma família em que a mulher sempre teve uma presença muito forte nas decisões e que começaram a trabalhar muito cedo" (Foto: divulgação)
- Publicidade -

Por Mary Ellen Aquino

Diretora Comercial do La Torre Resort (BA), Renata Righi avalia que a presença feminina em posições de liderança vem sendo ampliada no mercado hoteleiro nos últimos anos.

No La Torre Resort, afirma a executiva, há incentivos para o desenvolvimento da carreira. “Temos mulheres em todos os setores: jardinagem, manutenção, gerência e diretoria”.

- Publicidade -

Renata revela que vem de uma família em que “as mulheres sempre tiveram presença muito forte nas decisões e que começaram a trabalhar muito cedo, o que lhe proporcionou uma maior independência”.

Nesta entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, Renata fala sobre a sua experiência na hospitalidade, aponta algumas transformações no setor, defende a presença de mulheres em posições de liderança e destaca a importância de capacitação.

Como foi a sua história até chegar ao La Torre Resort como diretora comercial?

Renata Righi: Iniciei a carreira na Hotelaria há 19 anos. Me formei em Turismo pela Universidade Bandeirante, e os primeiros estágios ainda na faculdade foram no lendário Maksoud Plaza e na empresa de Representações Meméia (Fundada pela minha Tia nos anos 90 e pioneira em criar a conexão da Hotelaria do Nordeste com as grandes operadoras e agências no mercado de São Paulo). Essas bases foram fundamentais para conhecer todo o processo da cadeia do turismo: Hotelaria, Cias Aéreas, Receptivos, Operadoras, Agências de Viagens e todas as demais empresas que compõem o setor. As grandes feiras e eventos foram fundamentais nesse processo. Ingressei no mercado de Resorts nos anos 2000 no Grupo Salinas e, por lá, realizamos um trabalho muito diferenciado, que resultou em premiações e um posicionamento importante para a área dos Resorts Independentes, seja no mercado do profissional “b2b” e também para o consumidor final através de um marketing mais estruturado e na época focado nas redes sociais. Em março de 2017 assumi a diretoria comercial do La Torre

Em sua carreira você sofreu preconceito por ser mulher ? 

Renata Righi: O mercado profissional da Hotelaria tem em sua grande maioria uma forte presença feminina, e vejo como um mercado muito mais avançado do que muitos outros setores, principalmente na área de liderança. É um mercado que exige muita disponibilidade e dedicação, e acredito que em alguns momentos os homens se destacam mais, principalmente no que se relaciona a política, um ambiente ainda que temos que trabalhar para ter mais representatividade feminina. De uma forma geral vejo um turismo na vanguarda e evoluindo na presença feminina em cargos de liderança.

O La Torre Resort em Porto Seguro promove palestras sobre violência e feminicídio, palestras sobre ética com Leandro Carnal, campanhas como o Outubro Rosa, as tradicionais festas de Iemanjá. Podemos dizer que vocês se preocupam com o feminino?

Renata Righi: Totalmente, hoje como um todo eu diria. Temos muitas iniciativas para todos os colaboradores. As mulheres temos iniciativas dedicadas, sabemos o quanto é importante o cuidado com a família e consigo mesma, temos auxilio criança e acabamos de iniciar também a licença maternidade ampliada para 6 meses. Sabemos que são fatores importantes para a vulnerabilidade que atinge mulheres no auge muitas vezes do desenvolvimento da carreira, e isso cria no longo prazo um ambiente mais igualitário entre homens e mulheres.

Como é para você liderar mulheres que se inspiram em você para crescerem no turismo?

Renata Righi: A gestão de pessoas e equipes vem mudando muito nos últimos anos, desde a humanização no ambiente de trabalho e atendimento ao crescimento e desenvolvimento de tecnologias. São diversas áreas que precisamos estar conectadas, e esse é o meu principal desafio. Chegar a uma posição importante não é uma tarefa fácil, mas a partir desse momento se manter em constante evolução é o mais importante pilar dessa construção de Liderança e Inspiração.

“Venho de uma família em que as mulheres sempre tiveram uma presença muito forte nas decisões e que começaram a trabalhar muito cedo”, conta Renata Righi (Foto: divulgação)

Quais são as oportunidades para as funcionárias construírem carreiras dentro do La Torre hoje?

Renata Righi: Atualmente as oportunidade são infinitas dentro do La Torre. Temos mulheres em todos os setores, de jardinagem a manutenção, na diretoria e na gerência. Hoje, no Grupo La Torre, podemos dizer que não só criamos vagas, mas criamos ambientes para o crescimento. Cerca de 80% do quadro de liderança é formado por pessoas de carreira da empresa. Se manter atualizado e buscar ampliar e aperfeiçoar as suas habilidades é o que vai trazer as oportunidades de construir a sua carreira e trazer crescimento.

Quando você contrata uma pessoa para a sua equipe de vendas, quais habilidades que considera fundamentais?

Renata Righi: Empatia e inovação. Vejo que as pessoas com maior habilidade em se relacionar no ambiente de trabalho e com abertura a inovação são as que mais terão êxito.

Como foi o seu despertar para o empoderamento feminino e quais mulheres te inspiram?

Renata Righi: No meu caso posso dizer que vem de família. Venho de uma família em que as mulheres sempre tiveram uma presença muito forte nas decisões e que começaram a trabalhar muito cedo, o que as deu uma grande independência. Minha avó, por exemplo, foi a primeira mulher a ser promovida da fábrica para o escritório central do Grupo Matarazzo nos anos 40. Sempre dizia que se aperfeiçoar na datilografia e ler o jornal diariamente a ajudaram muito a conseguir este feito.

Vocês promovem campanhas para redução do uso de plásticos, Carbono Zero até 2022 descarte sustentável de resíduos orgânicos, incentivaram a vacinação. Qual a sua colaboração nas campanhas de sustentabilidade e filantropia do La Torre?

Renata Righi: Atualmente me dedico muito no planejamento e orçamento para a viabilidade dos projetos e atuo na parte de tecnologias que impactam em reduções de tempo em processos, permitindo que a gestão burocrática não seja um freio para a prática real dessas ações.

O que teremos de novidades no La Torre Porto Seguro e Trancoso?

Renata Righi: Tivemos durante toda a pandemia muitos investimentos nos produtos, infraestrutura foi o principal, além da implementação de diversos novos ambientes. No La Torre Resort foi a ampliação do Parque La Torre para uma área de 20 mil metros com shows ao ar livre, contando agora com ampla e diversificada gastronomia, novos rótulos na carta de bebidas de drinks, cervejas, vinhos e espumante de ótima qualidade.

A Praia também é um local onde tivemos uma grande ampliação de atendimento e um novo restaurante a Beira Mar, o “Gino Praia”. Para Trancoso acabamos de lançar uma nova carta de vinhos italianos no Restaurante “Gino Trancoso”, que ocupa as primeiras posições nas avaliações como uma gastronomia italiana excepcional.

Como foi seu planejamento estratégico para ter se tornado uma das mulheres que constroem o turismo no Brasil?

Renata Righi: O planejamento no início foi muito de inspiração. O turismo inicia como uma paixão e trabalhar para a profissionalização requer muita dedicação e revisão constante do planejamento estratégico. Construir dados sólidos foi o maior deles e hoje o planejamento estratégico está inteiramente direcionado a digitalização, dados em tempo real para as decisões mais assertivas e rápidas. Temos um mercado muito volátil e precisamos estar sempre atualizados de quem somos e para onde vamos seguir. Temos trabalhado nessa construção, sempre buscando estar um passo adiante.

Compartilhe com um amigo:
- Publicidade -

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Pautas e Marketing