Neneca Campos: ‘O que move o turismo gaúcho’

Continua depois da publicidade

Panorama apresenta as tendências, os eventos, as curiosidades, as iniciativas e as pessoas que estão inspirando o turismo no Rio Grande do Sul

Por Neneca Campos

Trade gaúcho celebrou o Dia Mundial do Turismo nas águas do Guaíba

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o trade gaúcho se reuniu para discutir as novas oportunidades e desafios Pós-Covid-19.

Veja também as mais lidas do DT

O cenário para as comemorações não poderia ser melhor: o belíssimo lago Guaíba, cartão postal de Porto Alegre. O evento contou com a organização da Glass Eventos com o apoio da Secretaria de Turismo/RS.

O ponto de partida foi na Orla Moacyr Scliar, no Atracadouro Nico Fagundes, junto a Usina do Gasômetro. Local ideal para os profissionais que fazem o turismo no Estado acontecer e onde se uniram para um dia de capacitação, confraternização, promoção dos destinos e novos produtos regionais.

A organização do evento apostou no relacionamento de iniciativas públicas e privadas cada vez mais alinhadas, para juntas criarem propostas viáveis para o desenvolvimento turístico gaúcho.

O secretario de turismo Roberto Santini e Cláudia Mara, diretora de turismo da SETUR/RS, participaram de todas as comemorações nos três barcos que participaram do evento.

Passeio de barco pelo Guaíba reuniu trade local para debater as perspectivas do turismo (Foto: Studio Feijão & Lentilha”

O evento começou pela manhã e encerrou com o Por do Sol do Guaíba. Um dia perfeito: sol, calor, confraternização,  reencontros e um pôr do sol deslumbrante.

 

Maria Amélia Duarte Flores é escolhida Embaixadora do Turismo de Garibaldi 

O Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, foi também a data de entrega do Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi 2021. A homenageada desta edição foi a enóloga e entusiasta do mundo do vinho Maria Amélia Duarte Flores. O evento foi realizado no Boulevard Garibaldi e contou com a presença de autoridades municipais, imprensa e membros do Conselho Municipal de Turismo.

A enóloga e entusiasta do mundo do vinho Maria Amélia Duarte Flores recebe o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi 2021 (Foto: Alexandra Ungaratto)

Epopeia Italiana recebe o prêmio Travellers´ Choice 2021

O Parque Cultural Epopeia Italiana recebeu o prêmio Travellers’ Choice 2021.  “A certificação nos enche de orgulho, pois o Parque Cultural Epopeia Italiana é inspirado na história de vida de Lázaro e Rosa Giordani. Nesse momento de celebração, nosso maior agradecimento vai para o público visitante, que é responsável direto pela nossa conquista, pois o Travellers’ Choice leva em consideração as avaliações e opiniões dos clientes”, ressalta Vandressa Garzon, Analista de Marketing da Giordani Turismo.

O Parque está localizado em Bento Gonçalves – uma das cidades consideradas berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul – e é o único parque no Brasil que retrata a história real de imigrantes italianos que colonizaram a região da Serra Gaúcha.

Inaugurado em 2003, o parque conta com mais de 2.000m² de área (coberta) por onde estão distribuídos nove cenários, construídos em tamanho real. O turista percorre os cenários acompanhado por atores que interpretam Lázaro e Rosa, revivendo alguns momentos da vida do casal que em 1875  imigraram para o Brasil e começaram uma nova história, e um legado de cultura.

O Parque está localizado em Bento Gonçalves – uma das cidades consideradas berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul (Foto: Giordani Turismo/divulgação)

Viajantes do Sul são os brasileiros que levam menos tempo para planejar as férias, revela pesquisa

Uma pesquisa recente da Booking.com, que descobriu os novos hábitos dos turistas de cada região do país, mostrou que os brasileiros do Sul são os mais rápidos em planejarem suas viagens, com 27% deles afirmando que costumam gastar até sete dias para organizarem as férias.

Em relação à acomodação, 77% dos viajantes do Sul consideram os valores e condições de pagamento para reservar um local.  Itens como fotos da acomodação, localização e atrações próximas também pesam na escolha.

A pesquisa revelou também que 56% dos turistas preferem viajar de avião. Perguntados sobre com que frequência viajavam dentro do país antes da pandemia da Covid-19, 83% dos brasileiros disseram viajar entre a cada três meses e uma vez por ano.

Maior evento da indústria de parques será em Gramado

Gramado receberá a terceira edição do Sindepat Summit – Industry, Showcase & Networking entre os dias  23 e 24 de março de 2022. O principal evento da indústria de parques, atrações e entretenimento do Brasil tem o objetivo de proporcionar networking, promover palestras e apresentar cases com os principais desafios e tendências do setor. “Cases nacionais e internacionais e temas como sustentabilidade, gestão, operação e tendências deverão ser abordados no 3º Sindepat Summit, assim como a apresentação de novos produtos e serviços para a indústria”, conta o presidente do Sindepat, Murilo.  Pascoal.

Voltado para profissionais do setor, além de potenciais investidores, o 3º Sindepat Summit terá novidades em relação às edições anteriores, com destaque para as rodadas de negócios. No próximo ano, além do auditório em que serão realizadas as palestras e painéis e da área de exposição, o evento contará também com rodadas de negócios nas quais os parques e atrativos participantes poderão agendar horários previamente com fornecedores ali presentes.

Mascotes do Hotel Alpestre (Gramado), Alceu e Lola, inspiram apartamentos temáticos

Os irmãos Alceu e Lola – 8 e 6 anos, respectivamente -, duas simpáticas renas que, há oito anos, reservam uma surpresa para as crianças que frequentam o Hotel Alpestre em Gramado,

Os irmãos Alceu e Lola – 8 e 6 anos, respectivamente -, duas simpáticas renas que, há oito anos, reservam uma surpresa para as crianças que frequentam o Hotel Alpestre em Gramado. Agora, inspirado em suas estrelas, o hotel está lançando acomodações temáticas: logo na entrada, o capacho e a sinalização na porta indicam que é o quarto do Alceu e da Lola, com folheteria personalizada, assim como o cartão-chave para abrir a porta. No espaço, as crianças vão encontrar os itens pessoais dos personagens como escova de dentes, chinelinhos, chapéu, mantinha, além do enxoval (roupa de cama e toalhas) personalizado.

Os apartamentos de 25m2 acomodam confortavelmente dois adultos e duas crianças e contam com todo o conforto e excelência característicos do Alpestre: frigobar, TV LCD, Wifi gratuito, calefação, ar-condicionado, secador de cabelo, cofre e amenities para toda a família.

O Alceu e a Lola viraram ícones do Hotel. A estorinha que se conta às crianças é que as renas que ajudavam o Papai Noel na entrega de presentes acabaram se apaixonando por Gramado e decidiram morar por lá. Diariamente, eles circulam pelo Alpestre para tirar fotos com as famílias e brincar com as crianças.

Promoção Criança Grátis no Beto Carrero

Em outubro, mês da criança, o Parque Beto Carrero World tem uma grande promoção para as famílias. Durante todo o mês, os menores de 12 anos entram gratuitamente no Parque quando acompanhados de um visitante pagante.

A promoção é válida para compras até 30/10/2021 e utilização do ingresso conforme data selecionada e disponibilidade. Vale dizer que a compra deve ser realizada antecipadamente. Compras realizadas no dia da visita não terão direito à promoção. A promoção é válida para a compra de passaportes de 01 ou 02 dias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade