Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do DT
Que Punta Cana é um destino estabelecido e bastante difundido no mercado brasileiro muitos já sabem. O DIÁRIO conversou com René Contreras, diretor da Oficina de Tursmo da República Dominicana no Brasil, e Indira José, diretora de promoção do país caribenho e descobriu novas nuances na comunicação do destino no mercado brasileiro.
“Nossa expectativa durante a Festuris é uma das melhores principalmente para consolidação da marca e do destino. Apresentamos a nível mundial a nova cenografia do estande oficial da República Dominicana em uma feira na França e esta é a primeira vez que o apresentamos no Brasil. Aqui está em uma versão bem pequena. Na América do Sul, recentemente estivemos em uma feira no Paraguai”, comentou Indira ao DIÁRIO.
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“Também aproveitando as feiras brasileiras para reforçar a imagem da República Dominicana como um destino completo. Temos opções para todos os públicos e perfis de turismo seja golfe, compras, sol e praia, ecoturismo, turismo histórico-cultural, etc”, salienta René Contreras. Uma facilidade que beneficia muito o turista brasileiro que desembarca no país é a experiência do sistema “all-inclusive”, ou seja, tudo incluso, onde já pode viajar sem preocupações de gastos extras.
“Outra coisa que fazemos questão de reforçar são as distâncias por lá. Geralmente duas horas é o tempo que o visitante vai de Santo Domingo, a Capital, para as principais cidades como La Romana, Samana, Puerto Plata e Punta Cana. Antes as estradas eram muito mal estruturadas e nos últimos anos foram remodeladas para facilitar o acesso terrestre do visitante. Além disso, em muitos caminhos existem diversas opções de empreendimentos hoteleiros, parques, praias, florestas etc, e o turista consegue organizar pessoalmente seu passeio”, exemplificou Indira.
A República Dominicana deve fechar 2015 com aproximadamente 6 milhões de visitantes internacionais. O Brasil é o primeiro mercado emissor na América Latina seguido da Argentina, A nível mundial os primeiros colocados são os americanos, seguidos dos europeus e canadenses. Contreras questionado sobre a crise brasileira disse que “não sentimos que os brasileiros tenham deixado de ir até a República Dominicana. Para exemplificar, tivemos um crescimento de 24% até setembro no número de turistas oriundos do Brasil”.