A 34° edição do Festuris ocorreu de 3 a 6 de novembro em Gramado, no Rio Grande do Sul. Neste ano, o tema escolhido foi Ressignificando o Turismo.
Em entrevista exclusiva, o CEO o evento, Eduardo Zorzanello falou sobre a escolha do tema de 2022.
“Esse tema foi definido no momento em que a gente se viu enfrentando o estado de pandemia. Vimos a necessidade de mudar de mindset, tivemos um desejo por dias melhores, por retomar um turismo com normalidade e, principalmente, fazer com que as pessoas entendessem um contexto de experiência turística diferenciada”, ressaltou.
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Ao cobrir a importante feira, o Diário do Turismo (DT) foi ouvir expositores sobre a proposta desta edição.
Confira o que disseram os entrevistados:
Natalia Pisoni, coordenadora dos mercados Brasil, Colômbia e Peru para a Argentina do El Instituto Nacional de Promoción Turística (INPROTUR), comentou sobre o dinamismo do setor: “Para nós, o Turismo mudou completamente. Vamos ressignificar esse turismo e vamos trabalhar para um turismo que após a pandemia, mudou completamente” concluiu.
Jussara Hoppner, sócia-proprietária do Hotel Ritta Hoppner e Mini Mundo, participou de todas as edições do Festuris – “No momento o turismo teve uma ressignificação, depois de 3 anos de uma pandemia que não se sabia exatamente quando ela iria terminar e se iria terminar e o que aconteceria com a Terra, conosco e com o turismo” relembrou Jussara sobre os momentos de insegurança para o setor.
Neumari Cristhine, do marketing da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu. O município paranaense chegou em Gramado para apresentar um novo conceito de turismo. “Um turismo mais ligado a natureza, mindfulness, ao bem-estar, ao lazer, Foz do Iguaçu oferece isso. As Cataratas, a própria Itaipu hoje também está se reinventando com seus atrativos e Foz nessa pandemia também se reinventou”, definiu Neumari sobre as mudanças no foco de promoção turística da cidade.
Saulo Santos, secretário de turismo de São Luís, reconhece a importância do Festuris para as novidades do turismo: “Estamos aqui para apresentar não só as ações da secretaria, mas do destino de uma forma geral, através de tudo que a gente tem de novo e o que nós temos de fato estamos oferecendo para manter e ampliar principalmente este fluxo turístico na nossa cidade”. Segundo o secretário, a capital maranhense teve um aumento de procura do destino em decorrência da novela de Glória Perez atualmente no ar na Globo, Travessia.
Marcos Oliveira, representante da Comunicação Institucional de Curaçao no Brasil, relembra as dificuldades e conclui que o momento é de superação. “Curaçao está 100% funcionando, não tem nenhum tipo de exigência e isso pode ser comprovado em números. Ano passado entraram 5.200 brasileiros, este ano até setembro entraram 7200, então estar no Festuris com uma delegação de 10 hotéis é a primeira vez em 10 anos que Curaçao vem com tantos empresários do setor privado” afirmou no podcast.
Emmanuelle Pampolha, diretora de Desenvolvimento do Turismo da Amazonastur. O estado do Amazonas teve um dos estandes com maior número de público da feira. Os visitantes puderam fazer fotos com os índios, conhecer a cultura, gastronomia e atrativos naturais além da floresta. “Trazemos também o folclore, principalmente hoje que o carro chefe é o festival de Parintins, então a gente traz essa apresentação cultural, que é a maior apresentação cultural do mundo”, disse ela. Lembrando que o Festival de Parintins é hoje considerado a maior manifestação folclórica a céu aberto do mundo.
Arthur Rossa, curador do Mundo a Vapor, falou que por todos os corredores do Festuris 2022 havia empresas ressignificando o turismo. Como exemplo usou a própria cidade de Gramado, a qual abriga o festival. “Com o crescimento muito forte, da prosperidade da Serra Gaúcha estão tendo que aumentar de tamanho, passar a tocha para frente”, observou.
Vanda Catão, representante da região de Lucerna, Suíça para a América Latina, falou sobre a vontade de viver das pessoas e viver experiências únicas: “O que aconteceu no turismo depois da pandemia? Todos os viajantes se tornaram mais exigentes a ponto de conhecer destinos diferenciados, que pudessem proporcionar surpresa e a Suíça combina muito com essa surpresa” definiu.
Márcia Martins, diretora executiva da Associação do Circuito do Ouro – MG, ela acredita que o tema “ressignificando”, de um festival tão importante como o Festuris já foi sendo discutido desde o inicio da pandemia, como o olhar do turista para o consumo dos destinos: “O turista mudou seu perfil, mudou suas exigências, ele está com um olhar muito mais apurado,” refletindo sobre estar preparado para o novo.
Raphael de Lucca, gerente de vendas da Copa Arlines, empresa panamenha que comemora 75 anos. Ele nunca imaginou ter que se adaptar enquanto políticas de reservas, não só durante, mas no pós-pandemia da Covid-19. Lucca disse: “Precisamos oferecer essa flexibilidade e nos mantermos ainda mais em contato com o trade turístico, nós percebemos que os clientes precisam cada vez mais de suporte nas vendas, e consequentemente o agente de viagem também precisa deste suporte”, pontuou ele sobre a participação maior na compra e venda de passagens aéreas.
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ENTREVISTAS / REDAÇÃO do DT – Mary Ellen Aquino – EDIÇÃO Clara Ribeiro