Das agências com edição do DT
No dia 29 de outubro, mais de 50 representantes do turismo do Rio de Janeiro, entre hotéis, operadoras, agências de viagem, companhias áreas e outros, se reuniram no Sofitel Ipanema para um workshop promovido pelo RIOgaleão, que contou com o apoio do Rio Convention & Visitors Bureau, Embratur e Consulado da China no Rio de Janeiro.
Na abertura, a presidente do Rio CVB, Sonia Chami, falou sobre a importância do mercado chinês. O segmento é o maior emissor de turistas internacionais do mundo. Chami chamou a atenção para o pequeno número de viajantes da China que visitam o Brasil:
Veja também as mais lidas do DT
— Dos 127 milhões de turistas chineses que viajaram pelo mundo em 2017, o Brasil recebeu pouco mais de 60 mil. Nós precisamos mudar este cenário facilitando a entrada desses turistas, como fizemos recentemente com Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão — destacou, referindo-se ao visto eletrônico.
Bruno Giovanni, Gerente de Tráfego e Desenvolvimento, e Patrick Fehring, Diretor-geral de Negócios do RIOgaleão, falaram sobre a operação, infraestrutura do aeroporto e aumento da malha aeroviária daquele que é um dos principais aeroportos internacionais do país. Também citaram diferenciais competitivos que ajudariam a atrair viajantes chineses em maior número ao país.
Os anfitriões foram sucedidos por Alisson Braga, Coordenador-Geral de Inteligência Competitiva da Embratur, que apresentou um detalhado estudo de tendências do mercado chinês, que pode ser acessado pelo site visitbrasil.com.
América Latina
Na América Latina, o Brasil é o segundo destino mais visitado, ficando atrás apenas do México. Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu estão entre os três destinos mais procurados pelos asiáticos da China. Cerca de 70% dos casos chegam ao país para fazer negócios ou participar de feiras, congressos e convenções.
O evento foi finalizado com palestra do representante do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, Li Pu. Ele promoveu uma rica imersão na cultura chinesa e trouxe dados sobre preferências dos chineses. Apresentou também informações estratégicas como hábitos culturais e referências gastronômicas. Além de fatores que influenciam na escolha dos destinos, como relação custo x benefício e distância, já que, em média, o chinês tem apenas cinco dias de férias por ano.
Brasil recebe famtour com 10 dos maiores operadores de turismo da China
O RIOgaleão, em parceria com a Emirates e o Rio CVB, realiza um famtour. Evento acontece de 21 a 28 de novembro, quando 10 dos principais operadores de turismo da China estarão no Brasil.
Entre eles, estará o representante da CTrip, maior OTA do país asiático. Na programação estão previstas visitas aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu.
Pela primeira vez na história, em 2018, o Rio de Janeiro foi indicado em três categorias no CTrip Top Destination Awards, premiação de turismo online da operadora asiática, como “Melhor Destino para a Fotografia”; “Melhor Destino de Esportes ao Ar Livre” e “Melhor Destino para a Cultura da Cerveja e do Vinho”.