Responsáveis por uma verdadeira revolução no mundo dos vinhos, produtores do movimento denominado Novo Chile desembarcam em agosto no Rio de Janeiro. Entre os dias 13/08 e 17/08, participam da primeira edição do Novo Chile Wine Week, evento que reunirá representantes de sete vinícolas, classificadas entre as melhores do país latino-americano. Na programação, o Premium Tasting, degustação livre de todos os vinhos participantes servidos por seus próprios enólogos, Degustação Dirigida na ABS-Rio, Master Class no encontro anual do Fórum Enológico mais antigo do Brasil, o VAM, e jantares em diferentes restaurantes da cidade, onde vão ser apresentados rótulos exclusivos, ainda não comercializados no Brasil. Para compra de ingressos (já à venda) e detalhes sobre a programação, basta acessar o site www.wineweek.com.br .
EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências
Novo Chile
Veja também as mais lidas do DT
O Chile é reconhecido como berço de vinhos de qualidade e acessíveis, e tem no Brasil um de seus maiores importadores. Nos últimos anos, surge um grupo de produtores que vem dando o que falar, e representa o que alguns especialistas já consideram a vanguarda do vinho latino-americano.
O grupo é formado por pequenas vinícolas dedicadas a trabalhar a partir de novos métodos e estilos de vinificação. Além da alta qualidade, elas trabalham em busca de identidade. Para isso, investem em modelos de produção mais livre e sustentável, exploram áreas e terroirs selvagens (latitudes e sistemas de plantação extremos)ou mesmo produzem a partir de videiras centenárias que constituem um patrimônio vitivinícola até então desprezado.
Como resultado, rótulos exclusivos, em quantidades limitadas, com DNA próprio que refletem o clima, a geografia, o solo e a interação de cada um desses produtores com os recursos naturais de suas regiões.
“O brasileiro já é um grande consumidor do vinho chileno e neste evento queremos apresentar uma outra cara da vitivinicultura do País. Somos pequenos produtores, dedicados a produzir de maneira sustentável e estamos convencidos de que a qualidade dos nossos vinhos vai surpreender. Decidimos realizar a primeira edição da Novo Chile Wine Week no Rio de Janeiro porque os cariocas merecem um lugar de maior relevância no âmbito nacional e temos certeza de que irão abraçar esse projeto”, comenta David Giacomini, curador do evento e único brasileiro entre os produtores participantes.
VINÍCOLAS E CATEGORIAS
A Novo Chile Wine Week reunirá sete vinícolas premiadas, classificadas entre as 125 melhores do Chile pelo crítico britânico Tim Atkin, Master of Wine e uma das personalidades mais influentes do mundo do vinho. Elas foram divididas em três categorias:
- Categoria Terroir Extremos – A expressão se refere às diferentes formas e condições mais extremas de produção. As vinícolas classificadas nessa categoria estão em novas fronteiras vitivinícolas, ocupam os terrenos de forma diferenciada, “estressam” as videiras, garantindo vinhos mais concentrados, e têm seus vinhedos plantados em locais onde antes não se pensava plantar.
Vinicola Trapi – Localizada no começo da Patagônia Chilena e no limite geográfico de onde é possível produzir uva, produz o Pinot Noir mais austral do Chile.
Vinho em destaque no evento: Trapi Pinot Noir
Enólogo: Rodrigo Romero
Vinícola Villalobos – Com videiras centenárias criadas soltas no meio do mato, a Vinícola Villalobos se destaca pelo vinhedo mais próximo de seu estado natural, sem intervenção humana e colheita feita com escadas em cima das árvores.
Vinhos em destaque no evento: Villalobos Carignan, Lobo Carménère e Zorrito Salvaje
Enólogo: Martin Villalobos
Vinícola La Recova – A La Recova fica na região mais fria do Vale de Casablanca e tem suas plantações em ladeiras empinadas de tirar o fôlego, com videiras separadas por apenas 80 cm. É o vinhedo de Sauvignon Blanc de maior densidade de plantação do Chile.
Vinhos em destaque no evento: Avid Sauvignon Blanc e Obstinado Rosé Demi-sec
Enólogo: David Giacomini
- Categoria Clássicos Reinterpretados – As vinícolas incluídas nesta categoria fazem uma leitura diferente dos clássicos Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère e blends de uvas tintas. O formato artesanal de produção, com mínima intervenção, resulta em vinhos de alta qualidade.
Vinícola Laura Hartwig – A vinícola familiar localizada no Valle de Colchagua é uma das mais premiadas da atualidade. Tem 145 hectares plantados de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Carménère, Malbec, Syrah e Petit Verdot, com uma viticultura sustentável e de baixo impacto. Seu vinho Edición de Familia está classificado entre os 100 melhores vinhos do Chile. Reconhecida por fazer o melhor Cabernet Franc e o melhor Petit Verdot do Chile
Vinhos em destaque no evento: Laura Hartwig Edición de Familia (blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot), Selección del Viticultor (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot, todos com um mínimo de 12 meses de estágio em barricas), Single Vineyard (Cabernet Sauvignon e Carménère) e Laluca (Malbec e Merlot)
Enólogo: Renato Czischke
Vinícola Alchemy – Eleita a melhor vinícola de pequenas produções do Chile e também o melhor Carménère no Catad´Or de Santiago.
Vinhos em destaque no evento: Alchemy Gran Cuvee e Parroné Syrah
Enólogo: Eduardo Camerati
Vinícola OWM– Esta vinícola de pequeníssima produção está localizada no Vale de Panamá em Colchagua, local que possui um microclima que a diferencia dos demais vinhedos da mesma região.
Vinhos em destaque no evento: OWM Handmade (blend único de seis castas com estágio de 15 meses em barricas de carvalho) e Pillo de Panamá (blend de Cabernet-Syrah criado em tanques de cimento)
Enólogo: José Antonio Bravo
- Categoria Castas Patrimoniais – Essa categoria se refere a um movimento de resgate do patrimônio vitivinícola do Chile, com valorização das videiras antigas e originais do país
Vinícola Bowines – Videiras de Carignan centenárias (do tempo em que o Cabernet Sauvignon e o Merlot não eram moda) estão sendo resgatadas e trabalhadas por esta premiadíssima vinícola de produção em pequena escala.
Vinhos em destaque no evento: Carae (vinho revelação da Guia Descorchados), Malcriado (blend de Cabernet Sauvignon e Carignan), Fillo Carignan, Fillo Malbec
Enólogo: Alvin Miranda
De 13/08 a 17/08
Ingressos e programação: www.wineweek.com.br
Informações: (21) 96937-3622