A quarta edição do Rio Innovation Week está confirmada para agosto de 2024, no Píer Mauá
Nesta sexta-feira, dia 06, terminou o Rio Innovation Week, com um importante reconhecimento: é a maior conferência global com foco em Inovação e Tecnologia, ocupando esse ano um espaço de 68 mil metros quadrados.
Além disso, durante quatro dias, cerca de 155 mil pessoas circularam pelo Píer Mauá, todos com foco em troca de experiências e conhecimento. Assim como novos aprendizados, e estímulos para o empreendedorismo e novos desafios de negócios.
O evento também reforçou seu compromisso com a acessibilidade e democratização do conhecimento por toda a sociedade. Assim, com diversas ações para garantir a presença e participação de representantes de todos os grupos.
Confira as principais pautas do Rio Innovation Week 2023
Entre as principais pautas desta edição, estava o debate ético envolvendo a utilização de inteligência artificial. Inclusive, as conferências tinham representantes de diferentes áreas, como Tecnologia, Direito, e Mercado, e da Academia, para discutirem os impactos desta questão.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, os temas de sustentabilidade também direcionaram as propostas e projetos apresentados. Reforçando assim a urgência da mudança de hábitos e comportamento, e nossa forma de consumir.
Ainda, o sucesso do evento este ano, em especial a participação de representantes de diversas camadas da sociedade compartilhando conhecimento, além da capacidade de geração de negócios e o impacto na economia da cidade, motivaram o comitê organizador do Rio Innovation Week a começar o planejamento da próxima edição. Inclusive, ela acontecerá de 06 a 09 de agosto de 2024, novamente no Píer Mauá.
“Assumimos um compromisso no qual o Rio Innovation Week 2024 promoverá o debate e desenvolverá suas conferências com a participação de pessoas que se destacam globalmente nas mais diversas áreas, que pensam a Inovação e a Tecnologia como desenvolvimento plural”, adiantou Jerônimo Vargas, um dos idealizadores do evento.
“Entidades civis, fundações, ativistas, cientistas, pesquisadores e personalidades de várias partes do mundo se engajarão neste comitê e serão convidadas para participar presencialmente de palestras e debates na próxima edição do evento, em agosto, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação em vários campos de conhecimento”, comentou Vargas.
“Ao final do evento, será gerado o “Manifesto RIW 24”, com alternativas traçadas por todos os participantes, que será disponibilizado gratuitamente para agentes públicos e privados”, complementou.
Veja os números da edição de outubro 2023 do Rio Innovation Week:
- Mais de 2.500 palestrantes, distribuídas em 32 conferências;
- Cerca de 1.300 horas de palestra;
- 2.200 startups participantes;
- 350 expositores;
- 10.000 passaportes distribuídos gratuitamente para professores da rede pública de ensino;
- 60.000 passaportes gratuitos com foco em empreendedorismo social e acessibilidade;
- Geração de 20.000 empregos diretos e indiretos;
- Capacidade para geração de R$ 2,3 bilhões em novos negócios;
- 10 mil metros quadrados de lona serão enviados para empresas de reaproveitamento;
- Todos os descartes foram realizados de forma seletiva e 15 toneladas de lixo reciclável foram encaminhadas para empresas e cooperativas de reciclagem.
- Público total do evento durante os 4 dias: cerca de 155 mil pessoas.
Confira os principais destaques da Rio Innovation Week 2023:
- A estreia do espaço RIW Impact for Change, que trouxe como ativo principal de sua pauta a importância da inovação na viabilização de projetos de cunho ambiental e social em comunidades. Participaram dos debates organizações da sociedade civil, universidades e instituições científicas que já estão pensando em como usar as novas tecnologias para diminuir as desigualdades. Além de desenvolver abordagens tangíveis para a saúde e o bem-estar social e no planeta.
- Presença de importantes vozes ligadas aos direitos humanos e, também, a questões de liderança feminina. Como, por exemplo: Graça Machel, Carla Akotirene, Rachel Maia e Ana Fontes.
- A presença de Marcelo Gleiser, vencedor do prêmio Templeton, um dos brasileiros de maior reconhecimento internacional no campo da física e astronomia. Com uma visão holística, ele falou como ciência e espiritualidade podem andar juntas para uma compreensão mais profunda da vida e dos mistérios do universo.
- Área de internacionalização, com a presença de representantes de mais de 15 países que conheceram cases de sucesso.
- A presença de Marc Randolph e Alex Osterwalder, que inovaram na aplicação de novas tecnologias para revolucionar segmentos de negócios. Gerando então impacto e mudanças na cadeia de produção.
Veja mais destaques desta edição do evento
- O mundo será vegano: a apresentadora Xuxa e Tanya O’Callaghan, baixista da banda Whitesnake, empreendedora e co-host do projeto Highway to Health, falaram dos impactos positivos do veganismo na preservação do meio ambiente.
- O reconhecimento internacional do Rio Innovation Week: além do tamanho do evento, sua capacidade de geração de negócios e a excelência da curadoria de suas palestras.
- Anitta, que contando sua história reforçou a importância de acreditar e não desistir. Aos 24 anos, ela tomou a direção de sua carreira e de sua imagem. Assim, conquistou o mundo, ganhando os mais importantes prêmios internacionais de música.
- Atividades interativas, envolvendo inteligência artificial e realidade virtual, que possibilitaram entender a usabilidade na prática.
- O palco flutuante, por onde passaram Marcelo Falcão, Milton Guedes, Toni Garrido e Diogo Nogueira. Depois de muito aprendizado, foi o momento de descontrair.
- A última palestra do evento, com o artista Eduardo Kobra, que contou sua história enquanto criava no palco uma nova obra. Ainda, acabou convidando o público para finalizar a peça com ele.
Patrocinadores e apoiadores do Rio Innovation Week
O Rio Innovation conta com a parceria estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim como do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Além disso, tem Patrocínio master da Heineken, CNC e Cedae e Patrocínio máster cultural da Eletrobras. Conta também com Patrocínio Ouro da Stellantis, Finep e Softex e Patrocínio Prata da GWM, Petrobras, Eneva e TicketLog. Além do Patrocínio Bronze de Bayer, Grupo Boticário, Montreal, FNT Telecomunicações e Caterpillar. Assim como parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ.
Ainda, conta com patrocínio de incentivo ao esporte da Light e secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Para saber mais, acesse o site oficial.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.