A prefeitura do Rio de Janeiro quer reduzir 40% dos deslocamentos dos moradores da cidade durante os Jogos Olímpicos e 10% nos Jogos Paralímpicos de 2016. Em reunião com empresários e autoridades do comitê esportivo, na segunda-feira (14), no Copacabana Palace, o secretário executivo de coordenação de governo, Pedro Paulo Carvalho Teixeira, anunciou que a prefeitura fará campanha para estimular o uso de transporte público no período.
“A mobilidade é sempre o maior desafio operacional de todas as Olimpíadas. Imagina deslocar os 120 chefes de estado confirmados, delegações, os 10 mil atletas e demais que vão participar da cerimônia de abertura. Os cariocas têm diversas opções, agora com BRT (sistema de ônibus em corredor expresso) e metrô ampliados. Fazemos esse apelo, então, para que a população use o transporte público nos dias de evento, e tome esse desafio da mobilidade como desafio delas próprias, também”, declarou Pedro Paulo.
O secretário ainda disse que segundo pesquisa realizada pelo Ibope na semana passada, a aprovação dos Jogos Olímpicos de 2016 pelos cariocas é de 73%, e comemorou o número. Para ele, o percentual representa o reconhecimento dos cariocas sobre a importância do evento, não somente para o esporte, mas também para o legado da cidade.
Veja também as mais lidas do DT
Ainda entre os números apresentados, o secretário informou que 87% das obras da Vila Olímpica, e 85% do total de obras na cidade estão concluídas para o evento. Ele também afirmou que todas as modificações na cidade serão entregues no prazo. (Agência Brasil)