Roberto Bacovis faz balanço sobre a Expo Turismo Paraná 2022: “Foi um sucesso”.

Continua depois da publicidade

No segundo dia da Expo Turismo Paraná, Roberto Bacovis, presidente em exercício da ABAV-PR, divulgou números do evento e perspectivas para as próximas edições.

Por Caroline Stephanie Valença Figueiredo – Repórter do DT


Na tarde desta sexta-feira (10), Roberto Bacovis, presidente em exercício da ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagem do Paraná), fez um balanço sobre a Expo Turismo Paraná em coletiva de imprensa. O DIÁRIO esteve presente e trouxe todos os detalhes.

“Tivemos 4389 visitantes nestes dois dias de evento e 1320 agentes de viagem inscritos na Expo Turismo Paraná 2022”, afirmou Roberto no início de sua fala.

Veja também as mais lidas do DT

Roberto atribuiu três fatores para o sucesso do evento: “A necessidade dos expositores, que querem mostrar os seus produtos. Aqui em Curitiba, por exemplo, não tinha acontecido nenhum evento presencial até então. O segundo foi o valor bem competitivo que comercializamos em relação ao m² do estande. E o terceiro fator são os mercados, pois Curitiba é o primeiro mercado na região Sul, e temos um grande atrativo das pessoas quererem vir e conversar com os nossos agentes de viagem”, explicou.

Previsões 

Já existem planos para a próxima edição da Expo Turismo Paraná: a previsão é de que aconteça também em junho de 2023, mas com data a confirmar.

“Foi um sucesso”.

Para Bacovis, esta edição da Expo Turismo Paraná “foi um sucesso”. Os pontos a serem aprimorados são: “Queremos trazer mais destinos do Nordeste. Para isso, queremos anunciar a data da próxima edição em breve para que os governos incluam o evento em seus calendários”.

Roberto Bacovis analisa os resultados da Expo Turismo Paraná.
Roberto Bacovis analisa os resultados da Expo Turismo Paraná. (Créditos: Mary Ellen Aquino para o DT).

Presenças Internacionais

Outro objetivo é trazer mais destinos internacionais para o evento: “Graças a Deus, nesta edição tivemos a Argentina e o Uruguai. Tivemos também o hotel de 7 Saltos Resort, no Paraguai. A ideia é aumentar a presença dos destinos internacionais. Tivemos também algumas companhias aéreas, como Delta, Azul, Aerolineas Argentinas e tivemos consolidadoras como a BRT, entre outras”, celebrou.

Segundo Roberto, tornar acessível a presença de expositores nos eventos também é uma meta: “Fazer um evento com custo menor para o expositor. A ideia do nosso evento foi exatamente esta: fazer um evento acessível para o expositor”, declarou.

Outros assuntos abordados em palestras e capacitações do evento, como o turismo de fronteira, também devem ter avanços e uma presença maior em edições futuras.

Uma novidade desta edição foi a mostra promovida pela Paraná Turismo, que colaborou na divulgação das outras regiões turísticas do Paraná: “Temos 2 regiões muito fortes: Curitiba e Foz do Iguaçu. Além delas, temos 15 grandes regiões que tem produtos turísticos. A ideia da Paraná Turismo de trazer as regiões é muito interessante para divulgar esses destinos turísticos que não são tão conhecidos”.

Sobre as rodadas de negócios, promovidas pelo Sebrae e também por Curitiba, Bacovis comemorou: “Todos com quem eu conversei e que participaram me disseram que foi ótimo e me parabenizaram. Foi um sucesso”.

Caravanas

Segundo o dirigente da ABAV-PR, 10 caravanas visitaram a Expo Turismo Paraná: 2 caravanas organizada pela operadora Promo de São Paulo (capital), 1 caravana da UNAV (União Nacional das Agências de Viagem), 1 caravana do interior de São Paulo, 1 caravana da baixada paulista, 1 de Santa Catarina, 1 de Porto Alegre, 1 do Paraná, 1 de Tibagi – PR e 1 de Guarapuava – PR.

Eventos futuros e próximos passos

O próximo evento será o da ABAV Nacional: “Daqui para frente, o nosso esforço é convidar os agentes de viagem do Paraná para a ABAV Nacional, em Pernambuco. Nós achamos que com a volta da ABAV Nacional como evento itinerante, acontecendo nos estados brasileiros, vai ajudar bastante”.

E emendou: “Vamos preparar a próxima Expo Turismo Paraná e promover ações e capacitações para os agentes de viagem a fim de aumentar o número de associados da ABAV-PR.”

Agentes de viagem visitam a Expo Turismo Paraná.
Agentes de viagem visitam a Expo Turismo Paraná. (Créditos: Mary Ellen Aquino para o DT).

O DIÁRIO questionou se ele já possuía uma “pizza” definida da participação da iniciativa privada e das instituições públicas (ou autarquias) para que o evento fosse economicamente viável e se pagasse, mas Bascovis ainda não tinha esses dados. 

Para saber mais, acesse o site da Expo Turismo Paraná.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade