Palestra “Mulheraço no Turismo”, na Expo Turismo Paraná, fala sobre a presença das mulheres no turismo e a importância da inteligência estratégica

Continua depois da publicidade

Adriana Pontin, da AP Consultoria Empresarial, falou no segundo dia da Expo Turismo Paraná sobre a presença feminina no turismo e a capacidade de enxergar oportunidades e empreender, inclusive no turismo.

Por Caroline Stephanie Valença Figueiredo – Repórter do DT


Na palestra “Mulheraço no Turismo: como elas utilizam a inteligência estratégica nos negócios”, Adriana Pontin, da AP Consultoria Empresarial e CEO da Mulheraço CoBrasil, empresa que capacita mulheres empreendedora. atraiu um público majoritariamente feminino, em especial do turismo. O DIÁRIO participou e traz todos os detalhes.

Adriana começou trazendo alguns dados sobre a presença feminina no mercado de trabalho e o tempo estimado para que as mulheres alcancem a equiparação salarial. Depois, fez um questionamento aos participantes, que a esta altura, também contava com a presença de alguns homens: “Para vocês, o que significa mulheraço?” E as respostas, que começaram tímidas, logo se expandiram: “Mulheres fortes, decididas, empoderadas”.

Veja também as mais lidas do DT

Pontin perguntou ainda se a vida poderia ser encarada como uma batalha diária, e com a resposta positiva, fez um paralelo dessas batalhas com um tabuleiro de xadrez: Essas batalhas são como um tabuleiro de xadrez. Algumas pessoas querem vencer essas batalhas para mudar as coisas, mas algumas pessoas não querem travar essas batalhas porque não querem mudanças. Então, são como peças de xadrez. Alguns movimentam, e outros não”.

Ela prosseguiu e falou sobre a importância de conhecer a si mesma, pois assim é possível reconhecer suas qualidades: “Precisamos valorizar as nossas qualidades, saber qual é a nossa missão. A partir do momento em que entendemos quem somos e quais são as nossas qualidades, passamos a nos valorizar, entendemos que somos indispensáveis e também paramos de nos comparar uns com os outros”, explicou.

Novas parcerias e a importância da inteligência estratégica

Da esquerda para a direita, Mariana, do Mary Turismo, e Adriana Pontin, do AP Consutlroia.
Mariana, do Mary Turismo, e Adriana Pontin, do AP Consutloria. (Créditos: Caroline Figueiredo para o DT).

Adriana deu o exemplo de uma mulher que empreendeu no turismo: Mariana, da Mary Turismo de Sapopema, PR, que durante a pandemia enxergou novas oportunidades. Com o crescimento do turismo de natureza e a preferência por viagens a lugares mais próximos e com a família, Mariana ofereceu hospedagem no Sítio Lara, localizado a 38 km da cidade, porém com café da manhã especial, incrementado com café da Rotas das Mulheres do Paraná e um bolo delicioso de outra produtora, além de passeios a locais emblemáticos, belas paisagens naturais e até mesmo um glamping (camping de luxo). “A Mariana enxergou oportunidades na pandemia e usou a inteligência estratégica”, analisou.

Segundo a consutora, a inteligência estratégia é a capacidade de ver oportunidades e diferenciais, e para isso é preciso primeiro identificar qual é o seu perfil pessoal diante das situações. Ela elencou três: frágil (aquele que “cai, quebra, avaria” e não se levanta); forte (aquele que cai, levanta, mas permanece na mesma situação e não muda) e o(a) antifrágil (que cai, se levanta, se fortalece, muda e vai em frente). E revelou: o perfil que exercita sua inteligência estratégica, capaz à todos e todas, é o(a) antifrágil.

Segundo a palestrante, 34, 4 milhões dos lares no Brasil são sustentados por mulheres, e isso se deve a diversos fatores, além é claro do importante papel da mulher no mercado de trabalho e também no cuidado com a família.

Para finalizar, Adriana também reforçou que o fato de as mulheres serem resilientes e exercitarem sua inteligência estratégica, principalmente em negócios e no turismo, não deve promover competitividade ou rixa entre homens e mulheres, pelo contrário: “Nós temos que trabalhar em conjunto”.

Para saber mais, acesse o site da Expo Turismo Paraná e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade