Robôs facilitam vida de quem viaja de trem na China

Continua depois da publicidade

Compra de ingressos online, pagamentos através de celulares, reconhecimento facial para entrar em uma estação, tarefas simples feitas por robôs

por Rodrigo Luis*
A China Railway Corporation, que opera o transporte de passageiros nos trens da China, inaugurou uma série de novos serviços e instalações para tornar a experiência  dos serviços ferroviários mais agradável.
Compra de ingressos online, pagamentos através de celulares, reconhecimento facial para entrar em uma estação, pedidos de alimentos à bordo e até robôs foram implementados para satisfazer diversas necessidades. Os robôs, por exemplo, foram adicionados em várias grandes estações para responderem perguntas dos passageiros e fornecer entretenimento.
“Os robôs respondem dúvidas de passageiros sobre como comprar ingressos, como mudar uma data ou encontrar restaurantes ou um estacionamento nas proximidades. Eles são divertidos e deixam a espera por um trem menos chata”, explica Li Yang, membro da equipe da Estação Ferroviária de Jinan West, na província de Shandong.
Outra grande novidade é permitir que passageiros em alguns trens bala peçam online comida de restaurantes e a receba em seus assentos. O site e o aplicativo de reservas de bilhetes da China Railway Corp permitem aos usuários passar por estações selecionadas para receber refeições. Alguns restaurantes como o KFC são parceiros da China Railway Corporation.

Agora, os passageiros digitalizam seus bilhetes e cartões de identificação na máquina de reconhecimento facial

Inicialmente, o serviço está disponível em 27 estações ferroviárias de alta velocidade em 24 cidades, principalmente capitais provinciais e grandes metrópoles, incluindo Xangai, Tianjin, Zhengzhou, Guangzhou e Nanjing.
De acordo com a China Railway Corporation, o movimento visa atender às demandas diversas e individualizadas dos passageiros através da introdução de mais marcas e restaurantes, diversificando opções de refeições e oferecendo serviços mais ricos.
“A nova tecnologia também enriquece as experiências de viagem dos passageiros. Na estação de trem de Lanzhou West, em Lanzhou, província de Gansu, um sistema de reconhecimento facial foi instalado em maio para permitir que os passageiros passem a verificação de segurança de forma mais eficiente”, conta Wang Jian, chefe da estação.
Um sistema de reconhecimento facial pode acelerar a verificação da identidade do passageiro, que foi feito anteriormente pelos membros da equipe da estação ferroviária que verificam os bilhetes de trem e os cartões de identidade. Agora, os passageiros digitalizam seus bilhetes e cartões de identificação na máquina de reconhecimento facial. Quando os passageiros fazem a varredura, uma câmera instalada na máquina irá capturar imagens faciais. Se a imagem corresponder ao cartão de identificação e ao ticket, o portão é aberto automaticamente para permitir a entrada.
Várias grandes estações de trem lançaram sistemas de reconhecimento facial, incluindo Guangzhou, Pequim e Changsha. A Estação Ferroviária Pequim West foi uma das primeiras a ter.
Rodrigo Luis*Rodrigo Luis é sócio-diretor da Winpoint Technology e mora em Shenzhen, na China, desde 2009
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade