Por Zaqueu Rodrigues
A companhia aérea marroquina Royal Air Maroc alterou a sua franquia de bagagens nas rotas com destino ao Brasil. O novo modelo começou a ser aplicado no dia 15 deste mês e vale para as classes econômica e executiva.
Agora, o passageiro da classe econômica poderá despachar 2 malas de até 23kg cada. Para os bilhetes da classe executiva, a nova franquia permite despachar 3 malas de até 23kg cada.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com a companhia, os clientes Safar Flyer Silver, Gold e Ambassador têm direito a uma mala extra, também com o limite de 23kg cada.
A Royal Air Maroc afirma que os bilhetes comprados até o dia 14 de maio terão a franquia anterior honrada. Ela permitia o despacho de 2 malas maiores, com capacidade de até 32kg cada.
A medida acontece no momento em que as companhias aéreas brasileiras revisam as regras de bagagens. Em abril passado os aeroportos do país começaram a adotar um novo padrão para as bagagens e a aumentar a fiscalização.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a ABEAR, a medida foi adotada para agilizar o embarque, uma vez que muitos passageiros começaram a carregar bagagens de mãos em excesso após a cobrança pelo despacho.
O valor do despacho é similar entre as companhias aéreas que atuam no país. O despacho de 1 mala, com antecedência, sai por R$ 60; o despacho no aeroporto sai por R$ 120. O valor altera de acordo com a quantidade de malas.
Para que o passageiro possa levar a mala em mãos, ela precisa seguir as novas regras como pesar até 10kg e ter as dimensões máximas de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 35 cm de comprimento, incluindo bolsos, rodas e alças.
Caso a bagagem ultrapasse esse padrão internacional, ela deverá ser despachada nos balcões de check-in das companhias aéreas e estarão sujeitas às regras de cobrança.