Lei permite empréstimo para microempresas e empreendedores individuais

Continua depois da publicidade

A lei que cria a figura da Empresa Simples de Crédito (SEC), aprovada pelo Senado, torna mais barato o crédito para microempresas e empreendedores individuais, em procedimentos como empréstimos, financiamentos e descontos de títulos. Segundo o Ministério da Economia, a lei poderá injetar até R$ 20 bilhões ao ano em novos recursos para os pequenos negócios no Brasil.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agêncas

O texto sancionado prevê que o valor de todos os empréstimos, financiamentos e descontos de títulos concedidos não pode superar o valor do capital declarado pela entidade, que também não pode se identificar como um banco. “O acesso ao crédito é muito restrito para quem é microempreendedor individual ou microempresário, e isso agora irá mudar. Entretanto, devido ao cenário econômico, pequenas empresas que não souberem administrar da forma correta este crédito, poderão se endividar rapidamente”, explica o especialista em gestão, Lisandro Zanotto.

O especialista esclarece que o maior acesso ao crédito fará com que pequenos empresários ganhem oportunidades de alavancar seus negócios, por meio de mais investimento e contratação. “Tudo isto impacta positivamente a economia, porque as pessoas consomem mais quando se sentem mais seguras, consequentemente, as empresas crescem, e com isso fazem mais investimentos, colaborando para que outras cadeias da economia sejam impactadas positivamente”, explica Zanotto.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Economia, a criação da SEC pode injetar 20 bilhões de reais, por ano, em novos recursos para os pequenos negócios no Brasil. Isso representa, segundo a pasta, um crescimento de 10% no mercado de concessão de crédito para as micro e pequenas empresas, que em 2018 alcançou o montante de 208 bilhões de reais.

Antes de buscar crédito para alavancar o negócio, é importante que o empresário tenha uma estratégia bem definida, para que o recurso seja utilizado de maneira eficaz, e que traga resultados previamente alinhados e traçados pela organização. O especialista em gestão de negócios, empreendedorismo e recurso humanos, dá dicas para microempresários que desejam buscar esse crédito:

  • Por se tratar de empréstimos, pense duas vezes antes de tomar esta decisão;

  • Tenha bem claro a razão de contratar esse empréstimo, e onde a empresa pretende chegar com esse investimento;

  • Simule como irá quitar este empréstimo. Assim como que existem simulados para testes em softwares e em provas para o vestibular, por exemplo, o empresário precisa simular como ele honrará este compromisso;

  • Entenda o cenário econômico e como o seu negócio está sendo impactado;

  • Tenha um controle financeiro rígido;

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade