Viajar para conhecer São Luís foi um sonho adiado para muitas pessoas devido aos dois anos da pandemia. O avanço da vacinação promovido pela Prefeitura e a promoção contínua da capital maranhense está permitindo que cada vez mais pessoas cheguem à cidade.
É o que aponta a Taxa de Ocupação Hoteleira no primeiro semestre de 2022, que registrou uma média de 57% da rede local e superou os últimos 10 anos. O destaque deste primeiro semestre foi o mês de junho, que atingiu mais de 70% da ocupação de hotéis e pousadas.
Esses dados fazem parte de uma série de pesquisas realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Observatório de Turismo da Cidade de São Luís, que monitora e acompanha o crescimento do setor de turismo em São Luís.
Veja também as mais lidas do DT
“Estamos em uma crescente em relação ao turismo. E a gestão Eduardo Braide não tem medido esforços para que São Luís receba cada vez mais turistas. Os dados das pesquisas apontam crescimento no fluxo turístico e na permanência média do turista, o que impacta de forma direta na movimentação financeira na cidade. Com isso, são criados cada vez mais empregos nos setores envolvidos diretamente com o turismo”, afirma o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.
Segundo relatórios produzidos pela coordenação de Análise Mercadológica da Setur, as médias do primeiro semestre são: 2012 (56%), 2013 (50%), 2014 (50%), 2015 (47%), 2016 (47%), 2017 (50%), 2018 (52%), 2019 (55%), 2020 (31%), 2021 (42%) e 2022 (57%).
Brenda Leite, coordenadora responsável pelas pesquisas, explicou que é possível afirmar que mais de 78% dos hospedados nos hotéis são pessoas de fora da cidade.
“Nós sempre cruzamos os dados do fluxo turístico coletados nos portões de entrada de São Luís e comparamos com a ocupação hoteleira. As médias são proporcionais”, disse.
Os dados também apontam pontos positivos para a cidade: 92% dos visitantes consideram a sua experiência em São Luís como boa ou ótima, e em relação ao gasto médio, 55% dos turistas gastam em média R$ 350,00 por dia, e os outros 45% gastam até R$ 200,00 por dia.
“Essa movimentação financeira é excelente para São Luís. No ano passado, foram gerados mais de 46 mil empregos na área do turismo. Com a elevação do número de turistas, a volta do movimento do comércio e outros setores, a tendência é sempre aumentar. E estamos trabalhando para isso”, finaliza Saulo.