Veja roteiros com viagens bate e volta de Belo Horizonte para julho

Continua depois da publicidade

Belo Horizonte reserva destinos especiais bem próximos para os turistas saírem da rotina. Veja as sugestões do Conexão123.

Viajar é sempre bom, mesmo que por um curto período de tempo.

Fugir da rotina ao pegar a estrada pode renovar as energias e proporcionar bem-estar, ainda que em viagens de bate e volta. Com partida da capital mineira, Belo Horizonte, há ótimos destinos para um belíssimo roteiro turístico pelo estado.

O mês de julho é conhecido por ser o momento do recesso escolar e, apesar de as crianças estarem de folga, muitos pais e adultos trabalham.

Veja também as mais lidas do DT

Por isso, programar uma viagem de bate e volta pode ser a escolha ideal para curtir as férias e vivenciar uma experiência turística nova, seja no fim de semana ou no decorrer dos dias úteis.

O Conexão123, plataforma de experiências de viagens da 123milhas, separou três cidades mineiras próximas à capital para um roteiro enxuto, mas cheio de diversão.

Inclusive, uma opção bastante explorada pelos turistas para realizar as viagens curtas é contar com aluguel de carros. Afinal, a alternativa é prática e o agendamento pode ser feito online, com rapidez e segurança!

Veja as três cidades abaixo:

Brumadinho

Brumadinho fica a cerca de 60 km de Belo Horizonte.

O município abriga um dos espaços culturais e naturais mais importantes do país, o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo.

O local possui uma incrível combinação entre acervos de arte contemporânea e jardim botânico, com mais de 4,3 mil espécies vegetais raras de todos os continentes.

Localizado nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, o instituto oferece aos viajantes paisagens únicas ao longo dos 140 hectares de extensão.

A propriedade reúne aproximadamente 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, exibidas ao ar livre e em galerias em meio ao jardim botânico.

Nomes importantes da cena contemporânea como Adriana Varejão, Yayoi Kusama e Cildo Meireles têm trabalhos em exposição no museu.

Para visitar o lugar, é necessário adquirir o ingresso por R$ 50 (inteira) ou R$ 25 (meia).

O espaço abre de terça a sexta, das 9h30 às 16h30, e sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 17h30.

Anote o endereço: Rua B, 20, Inhotim.

Para chegar até Brumadinho, saindo de BH, pegue a Avenida Amazonas até a BR-262 e depois a BR-381 em Contagem. Siga pela BR-381, acesse a MG-155 e depois a Rodovia MG-040 até a Avenida Vigilato Braga, já em Brumadinho.

O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), é o maior museu a céu a berto do mundo e uma ótima opção de passeio bate e volta.
O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). (Foto: Pedro Vilela/MTur).
Congonhas

Congonhas fica a aproximadamente 80 km de BH, capital de Minas Gerais.

A cidade é considerada símbolo da arquitetura barroca no país e está próxima de Ouro Preto, outro município histórico mineiro.

Na região, a tradição religiosa é vista nas construções antigas e importantes do período Brasil Colônia, como o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, que começou a ser erguido na segunda metade do século XVIII e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 1985.

O espaço abre de terça a domingo, das 6h às 18h, na Praça do Santuário, s/n, Centro.

A entrada é gratuita. Aliás, existe a opção de visita guiada mediante pagamento.

A Basílica Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), é uma boa opção para turismo religioso e histórico.
Basílica Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG). (Foto: Pedro Vilela/MTur).

Outro atrativo turístico encontrado no mesmo endereço são os Doze Profetas de Aleijadinho, considerados o maior conjunto barroco executado no mundo.

As esculturas foram construídas em pedra-sabão, entre 1796 e 1805, e medem cerca de 2 metros de altura. As obras ornamentam a escadaria do Santuário Bom Jesus.

Já na Rua Aleijadinho, é possível apreciar seis capelas que contam a história da Paixão de Cristo em Congonhas. Por lá, os turistas também encontram lojas de artesanato e restaurantes nas redondezas, que tornam a experiência ainda mais completa.

Para chegar a Congonhas, partindo de Belo Horizonte, pegue a Avenida Afonso Pena e a Rua Rio Grande do Norte até a Avenida Nossa Sra. do Carmo, no bairro São Pedro. Após, siga pela BR-356, acesse a BR-040 até a Avenida Michael Pereira de Souza, em Congonhas.

Ouro Preto

Na Serra do Espinhaço, a cerca de 100 km de Belo Horizonte, fica Ouro Preto (MG), cidade histórica que integrou o Ciclo do Ouro no Brasil durante o período colonial, durante os séculos XVIII e XIX.

Visitar esse destino mineiro é fazer uma verdadeira viagem no tempo e apreciar de pertinho os detalhes da arquitetura barroca em cada construção.

O município foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980. Entre os atrativos turísticos, alguns se destacam, como o Museu da Inconfidência.

O prédio original, erguido entre 1785 e 1855, abrigava originalmente a Casa de Câmara e Cadeia. Desde 1944, o espaço funciona como museu, e a exposição permanente aborda o movimento da Inconfidência Mineira.

Com entrada gratuita, o local abre às terças, quartas, quintas e sábados, das 10h às 18h; às sextas, das 10h às 20h; e aos domingos e feriados, das 10h às 14h. Confira o endereço: Praça Tiradentes, 139, Centro.

A Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto - MG, é uma ótima opção para turismo cultural, religioso e histórico, segmentos fortes na cidade, com várias igrejas para visitação.
Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto – MG.(Foto: Pedro Vilela/MTur).

A Capela de Nossa Senhora da Piedade é mais um local que vale a pena visitar. Situada no Morro da Piedade, foi erguida em 1720 e é classificada como um dos templos mais antigos da região. O endereço é Rua Nossa Sra. da Piedade, 151.

Para chegar a Ouro Preto, saindo da capital mineira, acesse a Avenida Afonso Pena e a Rua Rio Grande do Norte até a Avenida Nossa Sra. do Carmo, no bairro São Pedro. Depois, continue pela BR-356 e Rodovia dos Inconfidentes até Ouro Preto.

O Conexão123, plataforma de notícias e dicas da 123milhas, apresenta conteúdos informativos sobre o turismo no Brasil e no mundo, ajudando os viajantes a decidir e a planejar suas próximas viagens. No site você pode descobrir mais indicações sobre diversos destinos.

Para saber mais, acesse o site do Conexão123.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade