Secretário de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisoto: “ainda não temos dados concretos do prejuízo”

Continua depois da publicidade

Conforme dados da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul da última sexta-feira (24), o número de casos confirmados de Coronavírus em Bento Gonçalves é de apenas 17 pessoas, sem nenhum óbito, sendo que 50% desses casos os pacientes já estão curados. 

REDAÇÃO DO DIÁRIO

 

Veja também as mais lidas do DT

OUÇA:

Embora com números muito baixos em relação à capital Porto Alegre (427 casos e 12 óbitos) e Caxias do Sul (47 casos e nenhum óbito) o município vem cumprindo à risca as medidas de isolamento domiciliar impostos pelos governos municipal e estadual e desta forma se preparando para uma retomada econômica mais rápida e em menor tempo. O DIÁRIO, na série que ouve porta-vozes de municípios turísticos brasileiros entrevistou o secretário de Bento Gonçalves (RS), Rodrigo Parisoto. Acompanhe:

DIÁRIO – Secretário Rodrigo, como está a participação dos empresários no processo de isolamento e quarentena?

Bento Gonçalves tem sido exemplo nas ações realizadas, desde o início dos casos no Brasil formamos um comitê que monitorou e preparou inúmeras ações para o momento que o problema chegasse a cidade. Passamos por 15 dias de isolamento total, após iniciaram as atividades da indústria, seguido do comércio, prestadores de serviço e do turismo. Para esta retomada inúmeras ações foram realizadas em cada local, comprometidos com a segurança das pessoas. Hoje já temos grande parte dos estabelecimentos em funcionamento, com uma série de ações como ampliação do espaço entre as pessoas, uso de máscaras, sanitização, tudo para garantir a segurança de todos. Temos trabalhado bastante com a conscientização do papel de cada uma para garantir a permanência da atividade econômica, e tem funcionado. Ainda temos desafios pela frente, mas sabemos que cada um fazendo sua parte será possível superar.

DIÁRIO – Com 17 casos confirmados e nenhum óbito, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do RS  como o mercado turístico se comportará (ou se comporta) diante dos decretos municipais e estaduais?

Os decretos municipais têm alinhamento com os decretos estaduais, e procuramos sempre passar ao estado as ações que estão sendo tomadas frente a pandemia, o que nos possibilita também autonomia para algumas decisões. Temos acompanhado a grande tendência do turismo regional no primeiro momento, o próprio morador local tem procurado por locais que garantem sua segurança e optado por fazer passeios próximos. Ainda temos que superar a situação dos voos nacionais, o descompasso de ações no país que são diferentes de região para região, o bloqueio do transporte terrestre de excursões entre estados, o temor em sair de casa, porém entendemos que com cuidados e cumprindo com ações rígidas sanitárias, temos condições de conquistar dias melhores.

“Trabalho de conscientização do papel de cada um vem sendo feito para garantir a permanência da atividade econômica” (Crédito: arquivo DT)
DIÁRIO – Em termos econômicos, quanto o município perde em receita oriunda das atividades turísticas com essa paralisação e quarentena?
Não apenas na questão do setor turístico, que hoje é o mais severamente afetado, mas todos os setores passam por momentos diferentes, o município sempre teve grande responsabilidade fiscal e econômica, o que também possibilitou ações para adiamento de impostos como ISS e IPTU para dar fôlego nesse momento. A economia como um todo está afetada, porém ainda não temos dados concretos que mostrarão o tamanho deste momento que vivemos.

Para estímulo imediato estaremos lançando o Passaporte Turístico para moradores de Bento Gonçalves, com descontos exclusivos nos estabelecimentos turístico da cidade

DIÁRIO – A MP 905/2019, (Contrato Verde e Amarelo),  que tem o intuito de reduzir encargos trabalhistas de empresas e, dessa forma, estimular a geração de empregos, principalmente entre os jovens ainda não foi votado. Como o empresariado (e o senhor como empresário) avalia isso? Quais as linhas de crédito ou o apoio que o poder público de Bento está oferecendo ao trade turístico?
Lamentavelmente a velocidade que as coisas sempre aconteceram no país hoje demonstram o impacto que causam. Uma pena ainda não ter havido a votação para aquilo que pode ser um caminho de estímulo para a geração de empregos no país, fora a pandemia ainda temos o descompasso político, onde vaidades interferem nas mudanças que o país precisa para se tornar mais competitivo. Por se tratar de ano eleitoral temos muitos cuidados com as ações que realizamos, já que somos impedidos muitas vezes de realizar nossa vontade de auxílio. Procuramos estar 100% presentes junto ao trade para encontrar os melhores caminhos para manter o turismo vivo. Buscamos parcerias e aproximamos os empreendedores que necessitam de linhas propostas pelo governo federal. Formamos o comitê Pró Turismo Bento, que trabalha na construção do plano de ação que irá até final de 2020.
DIÁRIO – Quais são os planos da secretaria de Turismo de Bento para a Retomada?
O primeiro deles foi reunir as entidades locais que representam o turismo formam assim o comitê, que tem por objetivo a construção do plano de ações até o final de 2020. Temos trabalhado com ações que mostram tudo que os empreendimentos estão fazendo para garantir a segurança de quem tem nos visitado. Para estímulo imediato estaremos lançando o Passaporte Turístico para moradores de Bento Gonçalves, com descontos exclusivos nos estabelecimentos turístico da cidade, com opções como visitação e degustação gratuita, descontos que podem chegar até 50% no consumo de produtos ou serviços, entre outros. Mantemos nossa comunicação ativa, podemos orientar a todos da melhor forma possível sobre o momento que estamos vivendo. Em nossa secretaria não há tempo ocioso, quando nossa equipe cumpre suas funções diárias e contam com tempo livre, trabalham voluntariamente nas ações de apoio contra o coronavírus na produção de máscaras que são distribuídas à população.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade