As lições que aprendemos sobre saúde pública e individual durante a pandemia foram muitas, mas outras aprendizagens, mais leves e mais sutis também surgiram: valorizar o ócio, levar a vida menos a sério, e aprender novas coisas como fazer artesanato, pintar ou andar de bicicleta. Isso tudo compõe o segredo da felicidade, dizem os especialistas. É mais ou menos isso o que fez (e está fazendo) a jornalista Patrícia de Campos durante a pandemia.
por Paulo Atzingen*
Ela teve uma ideia por volta de setembro do ano passado e a colocou em prática. “Criei o perfil “Vovó Legal” no Instagram e no Facebook para documentar a alegria que é conviver com meu neto, o Théo”, conta ela ao DIÁRIO.
De acordo com Patrícia a ideia é passar para o público dois pontos importantes: o relacionamento afetuoso entre avós e netos e os valores da ‘Melhor Idade’.
“Como somos de outra geração temos uma maneira diferente de ver o mundo. Alguns pontos como a educação e os valores familiares eu, como vovó, ofereço e ganho de volta uma nova aprendizagem carregada de frescor, nova visão”, afirma Patrícia.
“Ser vovó e estar conectada a um neto é retornar e reviver as brincadeiras da minha infância, com mais imaginação e de forma mais lúdica; é não deixar as brincadeiras tecnológicas nos arrastar por completo para dentro das telinhas”, analisa a jornalista.
Veja também as mais lidas do DT
Ela lembra também que a proposta é quebrar aquele modelo de que os avós são pessoas que pararam no tempo e no espaço e devem ficar em casa assistindo televisão. “Os tempos são outros e os avanços da ciência, junto com a qualidade de vida estipulou que o céu é o limite”, brinca.
Viagens
Ao associar a ideia com a sua carreira de jornalista de viagens, Patrícia de Campos estabeleceu algumas linhas importantes no “Vovó” Legal”, para que a proposta não seja uma mera brincadeira, ou um catálogo de selfies. “Nas viagens e nos passeios trazemos informações sobre saúde, bem-estar, relacionamento, respeito às diferenças”.
“Minha proposta é que este espaço que existe entre as duas gerações, a minha e a do Théo, seja preenchido com amor, com afeto, e que os nossos seguidores, leitores, amigos e parceiros possam perceber a importância que os avós têm na formação das crianças”, arremata Patrícia.
Vovó Legal
Siga-me no Instagram! vovolegal.sp
https://www.instagram.com/vovolegal.sp?r=nametag