Setur-BA incentiva Temporada do turismo de avistamento de baleias Jubarte

Continua depois da publicidade

O lançamento oficial da temporada 2023 do turismo de avistamento de baleias-jubarte (julho a novembro), no litoral da Bahia, foi realizado, na última sexta-feira (28), na Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador.

O evento teve a participação de representantes da Marinha, dos institutos Baleia Jubarte e Redemar Brasil, da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e de entidades do setor náutico.

A Setur-BA apresentou um vídeo e distribuiu material informativo sobre a migração anual das baleias, da Antártica para o litoral baiano. Os animais procuram as águas calmas e mornas do mar da Bahia, onde fazem os rituais de acasalamento e reprodução.

Veja também as mais lidas do DT

Temporada do turismo de avistamento de baleias tem incentivo da Setur-BA

A Setur-BA apresentou um vídeo e distribuiu material informativo sobre a migração anual das baleias, da Antártica para o litoral baiano (foto: divulgaçao)

O avistamento dos mamíferos marinhos deve ser feito em passeio com barco apropriado, oferecido por operadoras de turismo especializadas, seguindo regras de segurança e proteção ambiental. O vídeo será usado em capacitações da secretaria para o segmento.

“Esse é um segmento turístico que tem crescido no mundo. O mar da Bahia foi privilegiado como berçário das baleias-jubarte, que são genuinamente baianas, e o Governo do Estado não poderia deixar de incentivar o safári desses mamíferos marinhos, com sustentabilidade.

O avistamento dos animais aumenta o tempo de permanência do visitante no destino, sinônimo de mais recursos injetados na economia”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Começamos o trabalho em Abrolhos, nos anos 1980, quando a estimativa era de 1,5 mil baleias. Em 2023, estamos com cerca de 30 mil animais no litoral brasileiro, a maioria no mar da Bahia. O avistamento é uma atividade que precisa ser mantida de forma profissional e sustentável”, explicou o presidente do Instituto Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi.

“Atuamos na Baía de Todos-os-Santos para transformar Salvador na capital da jubarte, estimulando a consciência ambiental. A observação de baleias tem potencial para ser o novo grande impulso no turismo soteropolitano, por meio desse esforço conjunto da Setur-BA e parceiros”, completou o presidente do Redemar Brasil, William Freitas.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade