Edição do DT com Agências
Equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) permanece em Salvador até quarta-feira (30) para detalhar as ações iniciais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) na Bahia, que prevê investimentos na Baía de Todos-os-Santos destinados à implantação de infraestrutura para o turismo náutico.
A etapa denominada missão de arranque é um marco institucional para início da execução do plano de requalificação da Baía de Todos-os-Santos. Os investimentos somarão US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em 18 municípios.
Veja também as mais lidas do DT
Reuniões
Em reuniões que prosseguem até amanhã (dia 30), na sede da Secretaria Estadual do Turismo, técnicos do BID e Setur planejam o trabalho de valorização do turismo náutico e do patrimônio cultural nas cidades localizadas no entorno da baía. São acordadas as ações iniciais, o cronograma de desembolso e o valor a ser disponibilizado, bem como as metas a serem alcançadas e as datas de licitação dos serviços e obras.
Também integram o grupo de trabalho técnicos de órgãos parceiros, como as secretarias estaduais de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano, de Desenvolvimento Econômico; Fazenda; Cultura; a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e a Procuradoria-Geral do Estado.
O secretário estadual Nelson Pelegrino (Turismo) diz que o contrato com o BID é estratégico para desenvolver a atividade turística na baía e nos municípios de seu entorno, elevação da taxa de permanência do turista e a geração de novos empregos. “A missão do BID coincide com a boa notícia do processo de reconhecimento internacional da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades com o selo Bandeira Azul”, disse. “É um dos mais importantes títulos para praias e marinas”.
Salvador é a primeira cidade do Norte-Nordeste a se inscrever para obtenção do selo, emitido pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação para educação ambiental, sediada na Inglaterra. A praia pode receber a bandeira no prazo de um ano. “A Baía de Todos-os-Santos tem potencial integrar a rota do turismo náutico internacional, a exemplo de Portugal, Espanha e Mônaco”, afirma Pelegrino.
Maior baía do Brasil
O Prodetur vai beneficiar os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.