*Juan D’Antiochia, Gerente Geral da Worldpay para América Latina
A indústria da aviação na América Latina tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), estima-se que 3,5 milhões de passagens aéreas são compradas a cada mês.
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Em fevereiro de 2018, a demanda por voos na América Latina aumentou 7,2% em relação ao mesmo período de 2017.
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Este crescimento no volume de passageiros, especificamente no Brasil, tem proporcionado inovações no setor. As iniciativas incluem Wi-Fi nos voos, check-in online utilizando selfies, e aplicativos para informar aos passageiros sobre o número do portão de embarque e a programação do voo. Os programas de fidelidade têm sido essenciais como forma de oferecer conforto e tarifas promocionais. No ano passado, a receita das empresas que disponibilizam esse tipo de programa cresceu 9%, em relação a 2016, chegando a 6 bilhões de reais.
“Faça você mesmo”
Além da inovação estar na lista de prioridades, garantir direitos básicos também é importante. Os consumidores preferem usar dispositivos móveis para comprar passagens aéreas e reservar hotéis, porque eles são fáceis, rápidos e práticos e podem ser acessados de qualquer lugar. Os passageiros usam cada vez mais o estilo “faça você mesmo” quando reservam viagens. Muitos deles preferem reservar e pagar bilhetes diretamente, evitando terceiros.
De acordo com um relatório da Phocuswright, cerca de 50% das reservas de viagens são feitas online no Brasil. As companhias aéreas devem estar preparadas para melhorar a experiência de reservas online. No sentido de vender mais passagens e de maneira rápida, segura e com diversas moedas. Otimizar o pagamento nesta experiência é algo vital. Proporcionar variadas opções de pagamento aos consumidores, a fim de atingir suas demandas, também é uma consideração importante.
Viva Aerobus, a companhia aérea de baixo custo do México, é exemplo de empresa que avançou na região da América Latina. A entidade tinha planos de expansão e precisava otimizar seu sistema de pagamento para alcançar mais consumidores no mundo.
Ao investir em soluções de prevenção a fraude, a empresa aumentou a taxa de aceitação de transações em mais de 40% no primeiro mês. Consequentemente, a a instituição expandiu o volume de vendas para rotas internacionais.
Os comerciantes precisam investir em plataformas on-line com proteção contra fraudes e gerenciamento efetivo para reduzir custos. Plataformas de alta qualidade são importantes, bem como planos brilhantes para enfrentar um mercado on-line crescente e cheio de oportunidades. Esteja preparado para esta nova jornada no setor de companhias aéreas.
*Artigo de Juan D’Antiochia, Gerente Geral da Worldpay para América Latina