SITA apresenta no Brasil novidades para otimizar viagens aéreas

Continua depois da publicidade

Especializada em soluções de tecnologia da informação para a cadeia de transporte aéreo e aeroportuário, a SITA está apresentando esta semana as suas mais recentes novidades às empresas aéreas brasileiras.

Utilizando as mais avançadas tecnologias disponíveis, inclusive inteligência artificial e “big data”, os novos produtos estão focados em ajudar a tornar os voos mais sustentáveis e eficientes, sem abrir mão da segurança.

Para apresentar os novos produtos da empresa, a SITA trouxe ao Brasil o seu Vice-Presidente para as Américas de Desenvolvimento de Negócios para Aeronaves, o canadense Stéphane Villeneuve, acompanhado pelo Head de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina, o brasileiro Carlos Vianna.

Veja também as mais lidas do DT

Stéphane Villeneuve e Carlos Vianna, executivos da Sita (foto: Diário do Turismo)
Stéphane Villeneuve e Carlos Vianna, executivos da Sita (foto: Diário do Turismo)

O foco da dupla está em apresentar às companhias aéreas locais três produtos, batizados de OptiFlight, eWAS Dispatch e MRO Blockchain, os dois primeiros destinados ao gerenciamento e otimização de voos e o último ao gerenciamento de manutenção, reparos e operações das aeronaves.

“O propósito da SITA é tornar as viagens aéreas cada vez mais seguras, convenientes, eficientes e prazerosas”, resumiu Stéphane Villeneuve ao apresentar a empresa e os três novos produtos ao DIÁRIO DO TURISMO.

Um dos produtos que estão sendo apresentados é o OptiFlight, que utiliza recursos de “big data”, inteligência artificial e “machine learning” para dar suporte a operações de voo mais sustentáveis, gerando recomendações táticas que ajudam os pilotos a economizar combustível durante todas as fases do voo.

Dando um exemplo da utilidade do produto, Villeneuve explicou que a decolagem é uma etapa crítica no que diz respeito ao consumo de combustível durante um voo e que os pilotos usualmente adotam velocidade e potência padronizadas.

Com a utilização de um módulo do OptiFlight , batizado de OptiClimb, é possível otimizar a decolagem, usando recomendações específicas geradas por inteligência artificial a partir de diversos dados específicos tanto da aeronave quanto das condições atmosféricas locais, entre outros, minimizando o gasto de combustível necessário para que o avião decole com segurança.

Outro produto é o eWAS Dispatch, que permite monitorar e rastrear todas as informações referentes à aeronave durante um voo, como altitude, latitude, distância e rota, de forma a garantir que os aviões decolem e aterrissem conforme o programado. Além disso, ele monitora ventos, turbulências e outras condições enfrentadas, permitindo prever possíveis problemas meteorológicos e evitar transtornos durante o voo.

Explicando uma das utilidades do produto, o executivo da SATA lembrou que em voos de longa distância, as condições meteorológicas enfrentadas podem mudar em relação às previstas antes da decolagem e que o produto permite aos pilotos identificar possíveis problemas com antecedência, fazendo as correções necessárias para garantir um voo mais tranquilo e seguro para os passageiros e a aeronave,

O terceiro produto é o MRO Blockchain, é uma plataforma ainda em desenvolvimento voltada para o rastreamento e monitoramento das peças de reposição de aeronaves utilizando a tecnologia blockchain.

A SITA
Logomarca da SITA (imagem: Divulgação)
Logomarca da SITA (imagem: Divulgação)

Fundada após a Segunda Guerra Mundial, a SITA atende companhias aéreas, aeroportos, operadores de solo, provedores de serviços de navegação aérea e governos.

Com foco em aplicação de tecnologia da informação, seus produtos são utilizados por mais de 2.500 clientes, abrangendo mais de mil aeroportos em cerca de 200 países e territórios, numa cobertura que chega a 95% dos destinos internacionais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade