“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos” – Saint-Exupéry

Continua depois da publicidade

Uma das frases mais citadas no mundo literário, com certeza é uma do livro “O Pequeno Príncipe”, onde nos ensina a dar valor as coisas que não são materiais, e nem podem ser vistas. Mas pouca gente sabe a história desse trecho.

por José Augusto C. Wanderley*


Além de escritor, Saint-Exupéry era aviador, e inclusive atuou como correspondente em jornal francês na Guerra Civil Espanhola, onde foi capturado pelo inimigo e levado a cárcere para ser executado no dia seguinte. Claramente nervoso, ele nem conseguia acender seu cigarro, e numa tentativa de contato com o carcereiro, mesmo ele não falando catalão e o carcereiro não falando francês, ele deu um jeito de perguntar se ele tinha um fósforo. O carcereiro chegou perto para acender, e nesse momento eles se olharam, e instintivamente Saint-Exupéry sorriu. Por incrível que pareça, o carcereiro sorriu também, uma vez que os dois já não se enxergavam mais como prisioneiro e soldado, mas sim, como duas pessoas envolvidas naquela situação de guerra.

Veja também as mais lidas do DT

Conta a história que o carcereiro logo guiou Saint-Exupéry para fora da cela, onde Saint-Exupery pôde agradecer _“Minha vida foi salva por um sorriso no coração”._ Não se sabe ao certo o que o carcereiro pensou naquela hora, mas podemos tirar de lição que um sorriso sincero, pode desarmar qualquer pessoa. Por isso, na próxima vez em que estiver em uma situação difícil, respire e lembre-se que o coração vê coisas que a lógica desconhece, pois _“só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”_ Saint Exupery mais tarde escreve para sua mãe e relata que ele foi libertado pela “importância das relações”.


*José Augusto C. Wanderley é publicitário e administra a La Grande Vallé, casa onde o Pequeno Príncipe ficava quando vinha ao Rio de Janeiro.


Esta é a casa onde o autor do Pequeno Príncipe ficava quando vinha ao Rio de Janeiro (Crédito: arquivo DT)
La Grande Valleé já retornou às atividades! Estamos
recebendo visitas de quinta a domingo, às 11h e às
15h! Programa perfeito para os adultos e as crianças!
Agende sua visita antecipadamente
Números (24) 2222-1388 ou (21) 993543179!
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade