PEQUIM (Reuters) – A missão inaugural de exploração espacial da China a Marte capturou sua primeira imagem do planeta vermelho, disse a agência espacial na última sexta-feira (5), cerca de seis meses depois que a sonda deixou a Terra.
O Tianwen-1 tirou a foto a uma distância de cerca de 2,2 milhões de km (1,4 milhão de milhas) de Marte, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), que forneceu uma imagem em preto e branco.
A sonda está agora a apenas metade dessa distância de Marte e cerca de 184 milhões de quilômetros da Terra após 197 dias da missão, disse a CNSA em um comunicado, acrescentando que seus sistemas estão em boas condições.
Veja também as mais lidas do DT
O Tianwen-1 foi lançado em julho da ilha de Hainan, no sul da China, e deve atingir a órbita de Marte neste mês. Em maio, ele tentará pousar na Utopia Planitia, uma planície no hemisfério norte, e implantar um jipe para explorar por 90 dias.
A China já havia feito uma oferta a Marte em 2011 com a Rússia, mas a espaçonave russa que transportava a sonda não conseguiu sair da órbita da Terra e se desintegrou no Oceano Pacífico.
Reportagem de Ryan Woo; escrita por Tom Daly; edição por Nick Macfie