Spa da Alma e do corpo no Rio Grande do Norte

Continua depois da publicidade

Por Marcos Junior T. Oliveira, repórter freelancer do DT*

Um pedacinho de litoral com uma vista privilegiada do mar esverdeado potiguar, rede na varanda, flores frescas colhidas no jardim decorando o chalé – construído com madeira de demolição trazida do interior de São Paulo. A reportagem do DIÁRIO hospedou-se na Pousada Ecovila Spa da Alma, na Praia de Pipa, distrito de Tibau do Sul (RN). Foram dois dias acompanhando o Fest Bossa & Jazz, no final de agosto.

Foto da área externa do Spa da Alma Gastronomia. (Crédito: Marcos J. T. Oliveira)
Foto da área externa do Spa da Alma Gastronomia. (Crédito: Marcos J. T. Oliveira)

Mesmo com pouco tempo, a reportagem do DT aproveitou bastante e agora conta a experiência. O Spa da Alma propõe uma filosofia bastante diferente da maioria dos sistemas hoteleiros convencionais: contato direto com a natureza e relaxamento total. Integrada no ambiente com muito requinte e acesso escondido desde o centro da badalada Pipa, a ecovila oferece confortáveis chalés com vista para o mar, serviços personalizados, gastronomia variada e liberdade de opções.

Veja também as mais lidas do DT

As atividades incluem passeios até a Baia dos Golfinhos, e à Praia das Minas, que tem a maior incidência de desova de tartarugas marinhas do Estado, onde é proibido passar com veículos na área. Tudo com um ar de tranquilidade distante. E isso foi intencional. É o que confirma Jean Claude Progin, proprietário e gerente geral do Spa da Alma.

Piscina e área de lazer da ecovila. (Crédito: Marcos J. T. Oliveira)
Piscina e área de lazer da ecovila. (Crédito: Marcos J. T. Oliveira)

Eu e minha esposa, Marise, somos de São Paulo, onde morávamos no Morumbi. Ela tem uma linha de trabalho ligado às terapias complementares e fazia de nossa residência o ‘Spa da Alma’. Naquela época, final dos anos 90, já estávamos querendo deixar o ritmo paulistano de viver e surgiu uma oportunidade aqui no Rio Grande do Norte. Um amigo europeu tinha uma pousada e nos perguntou se queríamos administrá-la por um período, enquanto ele viajava. Aceitamos de imediato Acredito que esta experiência foi fundamental para que comprássemos um pedaço de terra no futuro”, contextualiza Jean Claude sobre o início dos trabalhos.

Quando chegamos não tinha energia elétrica e praticamente nada. A Marise percebeu que essa parte onde finalmente inauguramos o Spa da Alma é uma região muito revigorante e isso influencia diretamente quem busca essa conexão mais profunda consigo mesmo. No início não foi nada fácil, primeiramente pela parte burocrática e administrativa. Nada estava regularizado”, pontua o empresário. Ambos adquiriram 15 hectares. Como Jean Claude já tinha conhecimento em hotelaria por ter um irmão hoteleiro em Ubatuba, litoral norte paulista, não começou do zero. “Em princípio trabalhamos diretamente com grupos de turistas estrangeiros, especialmente da Escandinávia. Foi um período fundamental até chegarmos ao modelo que oferecemos atualmente”, exemplifica ao DIÁRIO.

Vista das águas cristalinas da Praia das Minas, em Pipa, e um chalé com varanda. (Crédito: divulgação)
Vista das águas cristalinas da Praia das Minas, em Pipa, e um chalé com varanda. (Crédito: divulgação)

A concepção dos chalés, os serviços, o spa, etc, tudo tem relação com o bem-estar das pessoas. Contamos com 18 funcionários e fazemos questão de vê-los felizes trabalhando aqui. Trabalhamos o conceito da reciprocidade. Também nos preocupamos com a realidade social de Pipa. Realizamos palestras e reuniões com comunidades menos favorecidas, jovens de baixa renda. Por atuar na política local, já fui secretário de turismo de Tibau do Sul e presidente da Associações de Hotéis de Pipa”, finaliza Progin, enquanto a reportagem aguardava o transfer para retornar a Natal.

O empresário paulistano acredita que já está com um produto maduro, ou seja, oferece hospedagem dentro de um conceito de sustentabilidade, mas do jeito que ela deve ser, natural e autêntica, sem muitas frescuras. Nos últimos anos foram construídas casas com piscina de borda infinita para o segmento de turismo de luxo.

Os pavões

O símbolo do Spa da Alma é o pavão, inclusive a pena da ave ilustra a logomarca da ecovila. Quem chega de dia pode ver alguns pavões soltos pela área da pousada, todos muito tranquilos e os machos com suas lindas e longas caldas abertas. Aos desavidados, as fêmeas não tem calda do macho tem a função de encantamento. São lindos e impactantes. Jean Claude contou que no início dos trabalhos foi-lhe recomendado que criasse algum tipo de ave que pudesse manter o ambiente livre de insetos e pequenos rastejantes e o pavão – além de toda a simbologia pelas cores, beleza e prosperidade – seria o ideal. “No início tivemos que mantê-los presos até se acostumarem, com o passar dos anos começaram a procriação e hoje são muitos. Vivem livres“, sinaliza Progin.

O pavão é o símbolo do lugar. Os machos ficam sempre com suas longas caldas suspensas para agradar as fêmeas. (Crédito: Marcos J. T. Oliveira)
O pavão é o símbolo do lugar. Os machos ficam sempre com suas longas caldas suspensas para agradar as fêmeas. (Crédito: Marcos J. T. Oliveira)

Acomodações

Imagem da Suíte Spa. (Crédito: Marcos J. T Oliveira)
Imagem da Suíte Spa. (Crédito: Marcos J. T Oliveira)

Existem opções para todos desde aquele hóspede solteiro, casais em lua de mel, famílias com crianças maiores de 14 anos. O Spa da Alma oferece a Suíte Spa (35m² – standard), Suíte Panorâmica (60m² superiores), Chalé Master (95 m²) e o Chalé Lua de mel (95m²).

A Suíte Spa é uma acomodação para uma ou duas  pessoas, em duas camas separadas ou acopladas. Já a Suíte Panorâmica, para duas pessoas, oferece cama queen size, sala com balcão de bar e cozinha americana com fogão com forno, utensílios, ante-sala em deck suspenso fechado com vidro.

O Chalé Máster tem capacidade máxima para 4 pessoas em duas suítes com entradas e banheiros independentes e jaccuzi. O Chalé Lua de Mel é preparado especialmente para casais e tem um quarto de apoio ao lado. Toda a roupa de cama é branca e bordada à mão. Nesta opção, o hóspede pode ter o café da manhã pode servido no quarto no horário e com os itens escolhidos no dia anterior. Sempre é oferecida uma cortesia de boas-vindas na chegada dos hóspedes/noivos.

Todas as acomodações oferecem privacidade e varanda com rede e vista para o mar, além de ar-condicionado Split, TV, frigobar, closet, ducha, banheira de hidromassagem, área de serviço com tanque, chuveiro externo e vaga no estacionamento nas suítes. O Spa da Alma oferece ainda serviços opcionais como lavanderia, restaurante, transfers gratuitos até o Centro de Pipa, massagens e atendimentos terapêuticos. O café da manhã na beira da piscina está incluso na diária. Cuidado com os lindos pavões, eles ficam de olho no prato dos hóspedes, mas são meigos e inofensivos!

Gastronomia

Foto Camuricujá que será apresentado no Festival Gastronômico da Pipa 2015 e a nova identidade visual do restaurante. (Crédito: divulgação)
Foto Camuricujá que será apresentado no Festival Gastronômico da Pipa 2015 e a nova identidade visual do restaurante. (Crédito: divulgação)

Um restaurante charmoso e com decoração intimista construído no prédio principal já conquista quem chega para fazer o check-in: é o Spa da Alma Gastronomia. O espaço foi o vencedor do Festival Gastronômico de Pipa em 2014 com o prato COMECOAMÃO. Jean Claude Progin disse ao DIÁRIO que “foi muito prazeroso receber o prêmio e um reconhecimento de nosso trabalho em prol da boa gastronomia desenvolvida aqui em Pipa”.

Na edição de 2015, o restaurante da pousada Spa da Alma participa novamente do evento com um novo prato: o CAMURICUJÁ, derivado das palavras Camurim e Maracujá, mas que não é nada menos que uma receita com o peixe Robalo e maracujá, fruta utilizada como base do molho cremoso preparado com vinho e açafrão da Índia. Outra novidade é que a partir de 23 de outubro haverá o lançamento do Menu Gourmet de vinhos e tapas inspirado no restaurante BOCANARIZ, em Santiago (Chile). Na pousada há um poço de água natural de 140 metros disponibilizado para uso da cliente e onde a água é servida em garrafas após ser filtrada.

Entrando em contato consigo mesmo e a natureza

Como apresentado acima, o Spa da Alma oferece um “tratamento preventivo” que une conceitos tradicionais e alternativos de saúde, para a retomada do controle mental – muitas vezes perdido com o ritmo da modernidade. O principal objetivo é tirar as pessoas de sua zona de conflito interno, responsável pelo estresse, ou seja, é um lugar propício para se revigorar e sentir a vida na sua mais pura essência.

Ambiente do Spa da Alma onde são oferecidos tratamentos, massagens, técnicas e terapias. (Crédito: Divulgação)
Ambiente do Spa da Alma onde são oferecidos tratamentos, massagens, técnicas e terapias. (Crédito: Divulgação)

Os tratamentos são oferecidos por profissionais especializados, entre massagistas e fisioterapeutas, e empenhados em que o participante reveja sua realidade e repense seus hábitos. Além de olhar o mar da rede de sua varanda, o hóspede pode fazer programas de reorganização interior, estimulação de seus centros de força, diversas linhas de massagens, drenagens linfáticas, reflexologia, acupuntura, watsu, shiatsu, relaxamento, banhos de essências, mapa astrosófico, hidroginástica, tonificação muscular, caminhadas na praia, relaxamento na hidromassagem de seu chalé.

Além de tudo isso, é possível dormir, acordar, passear, fazer turismo, andar a cavalo, de buggy, de barco, respirar o ar mais puro e começar tudo de novo. O ritmo das atividades é individual, pois este é o Spa da Alma e do corpo.

Serviço:

Ecovila Spa da Alma
Endereço: Rua do Spa – Praia das Minas, 9 – Praia de Pipa, Tibau do Sul – RN
Tel.: (84) 3246-2357 | 3246-2505
Site: www.spadaalma.tur.br| E-mail: reservas@spadaalma.net
Facebook: www.facebook.com/pipaspadaalma

*O repórter viajou a convite da TAM

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade