Localizado em Cardoso, interior de São Paulo, o Eco Resort Foz do Marinheiro recebeu no mês de outubro o selo de Certificação Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O hotel é o segundo a garantir tal reconhecimento.
O certificado tem validação da Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero) e tem como principal objetivo atestar a correta gestão de resíduos sólidos, baseada na metodologia Lixo Zero.
Para conquistar o importante selo, o hotel passou por uma auditoria realizada por meio do sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil. Após a avaliação, foi comprovado que houve excelência e cuidado com o meio ambiente muito significativos, com cerca de 93% de desvio de aterro do índice de boas práticas.
Veja também as mais lidas do DT
Responsabilidade socioambiental
Valéria Foz, proprietária do Foz do Marinheiro, conta que a preocupação com o descarte correto dos resíduos sempre esteve presente na gestão do estabelecimento.
“O hotel nasceu há 23 anos e desde o primeiro dia, temos este trabalho constante na conscientização do Lixo Zero, da reutilização e do reaproveitamento. A certificação vem agora para confirmar todo nosso esforço neste sentido, junto com um dos nossos valores que é a responsabilidade socioambiental”, pontua Valéria.
Foz do Marinheiro colhe os frutos
Segundo a proprietária do Eco Resort, os benefícios com a implementação dessa metodologia em relação ao aspecto ambiental e social foram facilmente percebidos por todos no hotel.
“As mudanças positivas são incontáveis tanto para o meio ambiente, como para a conscientização de nossos colaboradores e hóspedes”, diz Valéria Foz.
Da mesma maneira, de acordo com Valéria, as ações geridas pelo hotel podem impactar na vida da sociedade no em torno. “O reuso e o aproveitamento faz parte de minha vida e não vejo a minha e empresa sem este caminho. É a certeza de que estamos colaborando com o desenvolvimento humano e educação ambiental no mundo em que vivemos”, completa a empresária.
Outras empresas podem compor o quadro da rede ‘Lixo Zero’. Para isso, o Instituto faz a avaliação do quanto a corporação interessada contribuir para a economia circular. Entenda como funciona esse credenciamento no site oficial.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências.