Pesquisa inédita avalia o grau de felicidade do turista em Fortaleza

Continua depois da publicidade

Um estudo inédito realizado entre junho e agosto deste ano pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, avaliou a Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2022.

A pesquisa foi pensada para identificar o perfil, assim como o grau de satisfação e felicidade dos viajantes na capital do Ceará.

De acordo com o levantamento, 9,14 foi a a nota média obtida por Fortaleza referente ao grau de satisfação e felicidade do turista. Para que esse resultado fosse alcançado, foram usadas como critério diversas experiências na cidade.

Veja também as mais lidas do DT

Natureza e receptividade de Fortaleza bem avaliadas

No topo das preferências dos turistas de Fortaleza estão os atrativos naturais, com 37,1% dos votos. Em seguida foi citada a receptividade do fortalezense, com 19,4%. E em terceiro lugar vigorou a diversão oferecida pela cidade litorânea, com 12,6%.

Para completar o ranking, a pesquisa trouxe as experiências vividas pelos entrevistados, com 11,9%; a gastronomia, com 10,4%; e o atendimento ao público turista, com 8,6%.

Outro índice avaliado foi sobre as expectativas atendidas ao chegarem em Fortaleza. Para 94,7% dos participantes, a capital cearense ofereceu aquilo que eles esperavam.

Além disso, 97,5% dos visitantes afirmaram que retornariam a Fortaleza e 97,9% também indicariam o destino para outras pessoas.

Praia de Fortaleza, capital do Ceará - Crédito Pixabay
Praia de Fortaleza, capital do Ceará – Crédito Pixabay

Esta é a primeira vez que a entidade realiza um estudo sobre o grau de satisfação e felicidade na experiência dos turistas em Fortaleza.

Alexandre Pereira, titular da Setfor, destacou a importância da pesquisa. “Esse é um levantamento inédito em uma cidade no País. É a primeira vez que está sendo medido o grau de felicidade do turista com relação a um destino. O turismo é uma mola propulsora da nossa economia e é muito importante considerarmos todos os aspectos nele envolvidos”, disse.

Praias e motivações

Novas experiências em Fortaleza também foram avaliadas. Um total de 30,8% citou as praias locais como a principal delas. Paraísos naturais como, por exemplo, a Praia do Futuro especificamente (21,8%) e a Beira-Mar (16%) foram as mais citadas.

Já em relação ao que motivou o turista a ir à cidade, o estudo concluiu que 64,9% foi a lazer entre junho e agosto de 2022, enquanto 14,3% esteve por lá a negócios.


Redação do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade