Da Série Jesuíno Pascoal
por Mary Ellen Aquino
Entre os séculos VII e XIX os árabes levaram à África Ocidental o tradicional bolinho falafel (originalmente de grão de bico), que foi posteriormente adaptado com feijão fradinho. Da África para a Bahia foi um pulo. Lá foi recheado com vatapá, caruru, camarão, vinagrete, pimenta e dendê.
Como todos sabem, muito da rica culinária brasileira foi trazida pelos africanos escravizados; o acarajé, principalmente, é comida para oferenda aos orixás no candomblé originário da Mama Negra.
Há sete anos as baianas radicadas em São Paulo, Miri e Fátima de Castro, emplacaram o Tabuleiro do Acarajé, no Bairro de Santa Cecília, uma veia gastronômica próxima ao coração da cidade. Lá tem a pipoca de dendê, caipirinhas de umbu e seriguela preparadas com rapadura embaladas na colher longa, por Ronaldo de Castro, irmão das donas do Tabuleiro.
Comidas coloridas pelo tempero nas sextas-feiras na religião africana são consideradas desrespeitosas aos orixás, então a casa não abre. Mas as quartas-feiras sempre tem uma banda de choro, bem agradável.
O cuscuz de tapioca com leite condensado merece todos os adjetivos que elevam a casa próxima à excelência, mas estrela do endereço é o acarajé bem apetitoso. A pimenta é bem preparada pelas artistas da terra de Jorge Amado e na medida certa para os paladares mais sensíveis. O espaço não tem mesas e o público jovem se espalha pelas calçadas e uma arquibancada instalada no local.
Veja também as mais lidas do DT
SERVIÇO:
Mary é bacharel em Artes Cênicas pelo centro Universitário Barão de Mauá; atriz e produtora tem uma percepção gustativa refinada. Cresceu em um ambiente familiar predominantemente feminino, primeiramente com a mãe, chefe de cozinha, depois com as tias e a madrasta, que a inspiraram e a apuraram para a arte de analisar pratos e degustar as manifestações da arte. Mary Ellen é autora das seguintes peças teatrais: “O Ruído das Teresas”, ‘A Agulha que fere” e da biografia “Sinatra – O homem que sabia amar”. Responde pela coluna Ronda dos Sabores do DT.