Construção da Basílica Nossa Senhora da Paz, na Costa do Marfim, simboliza tempos de paz no país africano

“É um manifesto da glória de Deus financiado pelo presidente Félix Houphouët-Boigny como um agradecimento, uma oferta aos tempos de paz”

Por Paulo Atzingen*

——————————-

Foram essas as palavras do guia Philipe Dijiriga ao me apresentar a Basílica Notre Dame de la Paix (Nossa Senhora da Paz) e explicar detalhes da construção de uma obra tão monumental na capital do país, Yamoussoukro. 
“Nossa Basílica começou a ser construída em 4 de fevereiro de 1986 e a obra terminou em 1989. Temos a maior cúpula, o maior conjunto de vitrais do mundo e na sua inauguração o santo Papa João Paulo IIº lançou a pedra fundamental”, enumera Philipe, enquanto mostra outras construções do complexo, como o hospital São José de Moscati, inaugurado em 2014.

Número de colunas maior que os dias do ano (Crédito: DT)

Grande investimento

Instalada em uma antiga plantação de coqueiros e pés de cacau, a construção de uma obra tão cara (cerca de US$ 300 milhões) chegou a ser contestada pela opinião pública nacional e mundial à época de sua construção. O que minimiza um pouco esse investimento é que o Vaticano administra (e mantém) todo o complexo religioso. Dados de uma pesquisa do governo adiantada por Philipe apontam que 46% da população marfinense é católica, 42% muçulmana e os outros 12% distribuem-se em seitas e religiões não oficiais como o animismo.
O guia me leva ao interior da nave religiosa, mas antes me alerta que fotografias e filmagens são proibidas lá dentro.
“Só a basílica ocupa cinco hectares (cinquenta mil metros quadrados). Ao todo, todo esse complexo toma um terreno de 150 hectares”, enumerou, enquanto descreve seu presidente preferido: “Félix Houphouët-Boigny, conhecido carinhosamente por Papa Houphouët ou Le Vieux, foi o primeiro presidente da Costa do Marfim de 1960 a 1993″, devemos essa obra a ele…”.

Philipe Dijiriga, guia da basílica, me apresenta a Basílica Notre Dame de la Paix (Crédito: DT)

Mais alta que a Basílica de São Pedro

“Temos a mais alta basílica do mundo, mais alta até que a Basílica de São Pedro, em Roma. Sua cúpula chega a 158 metros, 22 metros a mais que a do Vaticano”, informa Philipe com uma certa satisfação na voz.
O número de colunas da basílica e da área externa ultrapassa os dias do ano: 368. O trabalho de três anos envolveu 1.500 pessoas diretamente e 36 empresas” afirma o guia.
Depois de pronta, conta Philipe, a basílica lotou apenas em quatro ocasiões: na data de sua entrega (1990), na missa fúnebre do presidente Felix Houphouët-Boigny (em 1994), no jubileu da Igreja Católica (2000) e no anúncio de Assunção da Virgem Maria (2012).
Quando foi questionado sobre o valor do investimento, o guia manteve-se irredutível e declarou: “O valor nunca foi revelado, já que toda oferta de coração é assunto de foro íntimo”.

A nave principal da basílica tem capacidade para até 7 mil pessoas sentadas (Crédito: DT)

________________________
*O jornalista Paulo Atzingen viajou convidado pelo Cote D’Ivoire Tourisme com Seguro GTA
 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Voo inaugural da GOL é recebido com batismo especial em Florianópolis 

Na noite da última quinta-feira (9), a Gol Linhas Aéreas estreou uma nova rota no Aeroporto Internacional de Florianópolis, pousando às 23h30, oriunda de...

José Ozanir sai do Bourbon: “diversas funções exercidas me fizeram ficar tanto tempo”

O hoteleiro José Ozanir Castilhos não é mais o diretor de operações do Bourbon Atibaia Resort. Ele comunicou hoje ao DIÁRIO sua saída. REDAÇÃO DO...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Parques temáticos e de diversão de São Paulo poderão reabrir só outubro

Assim como as feiras comerciais, serão necessárias quatro semanas na fase verde antes do retorno Agências Estaduais Os parques temáticos e de diversão poderão reabrir em...

Etnia Casa Hotel, de Trancoso (BA), reabre em 15 de julho com tecnologia em biossegurança

Tudo pronto para a reabertura. Após publicação de decreto de autorização, pela Prefeitura de Porto Seguro, a Etnia Casa Hotel retoma suas atividades em...

Conheça os  tipos de hóspedes do Intercontinental Cartagena de Índias. Um pode ser você!

Preservando as características internacionais da marca, o Intercontinental Cartagena de Índias – possui serviços e produtos que seduzem qualquer tipo de hóspede Por Paulo Atzingen...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias