Construção da Basílica Nossa Senhora da Paz, na Costa do Marfim, simboliza tempos de paz no país africano

Continua depois da publicidade

“É um manifesto da glória de Deus financiado pelo presidente Félix Houphouët-Boigny como um agradecimento, uma oferta aos tempos de paz”

Por Paulo Atzingen*

——————————-

Foram essas as palavras do guia Philipe Dijiriga ao me apresentar a Basílica Notre Dame de la Paix (Nossa Senhora da Paz) e explicar detalhes da construção de uma obra tão monumental na capital do país, Yamoussoukro. 
“Nossa Basílica começou a ser construída em 4 de fevereiro de 1986 e a obra terminou em 1989. Temos a maior cúpula, o maior conjunto de vitrais do mundo e na sua inauguração o santo Papa João Paulo IIº lançou a pedra fundamental”, enumera Philipe, enquanto mostra outras construções do complexo, como o hospital São José de Moscati, inaugurado em 2014.

Número de colunas maior que os dias do ano (Crédito: DT)

Grande investimento

Instalada em uma antiga plantação de coqueiros e pés de cacau, a construção de uma obra tão cara (cerca de US$ 300 milhões) chegou a ser contestada pela opinião pública nacional e mundial à época de sua construção. O que minimiza um pouco esse investimento é que o Vaticano administra (e mantém) todo o complexo religioso. Dados de uma pesquisa do governo adiantada por Philipe apontam que 46% da população marfinense é católica, 42% muçulmana e os outros 12% distribuem-se em seitas e religiões não oficiais como o animismo.
O guia me leva ao interior da nave religiosa, mas antes me alerta que fotografias e filmagens são proibidas lá dentro.
“Só a basílica ocupa cinco hectares (cinquenta mil metros quadrados). Ao todo, todo esse complexo toma um terreno de 150 hectares”, enumerou, enquanto descreve seu presidente preferido: “Félix Houphouët-Boigny, conhecido carinhosamente por Papa Houphouët ou Le Vieux, foi o primeiro presidente da Costa do Marfim de 1960 a 1993″, devemos essa obra a ele…”.

Philipe Dijiriga, guia da basílica, me apresenta a Basílica Notre Dame de la Paix (Crédito: DT)

Veja também as mais lidas do DT

Mais alta que a Basílica de São Pedro

“Temos a mais alta basílica do mundo, mais alta até que a Basílica de São Pedro, em Roma. Sua cúpula chega a 158 metros, 22 metros a mais que a do Vaticano”, informa Philipe com uma certa satisfação na voz.
O número de colunas da basílica e da área externa ultrapassa os dias do ano: 368. O trabalho de três anos envolveu 1.500 pessoas diretamente e 36 empresas” afirma o guia.
Depois de pronta, conta Philipe, a basílica lotou apenas em quatro ocasiões: na data de sua entrega (1990), na missa fúnebre do presidente Felix Houphouët-Boigny (em 1994), no jubileu da Igreja Católica (2000) e no anúncio de Assunção da Virgem Maria (2012).
Quando foi questionado sobre o valor do investimento, o guia manteve-se irredutível e declarou: “O valor nunca foi revelado, já que toda oferta de coração é assunto de foro íntimo”.

A nave principal da basílica tem capacidade para até 7 mil pessoas sentadas (Crédito: DT)

________________________
*O jornalista Paulo Atzingen viajou convidado pelo Cote D’Ivoire Tourisme com Seguro GTA
 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade