RETRO 2018 – publicado dia 5 de março
Crescemos quase 80% ano passado no número de turistas brasileiros
REDAÇÃO DO DIÁRIO
“A África do Sul é um país incrível e de muita personalidade. Tem história, cultura riquíssima, flora e fauna privilegiadas, estrutura turística de primeiro mundo, estrutura de safári modelo para outros países, gastronomia, vinhos…nasceu com o dom do turismo“, essa sequência de características e descrições da África do Sul é de Tatiana Isler, representante do South African Tourism no Brasil. Esse namoro com o país de Nelson Mandela começou em abril de 2004 para Tatiana, quando foi convidada pelo órgão de turismo da África do Sul que estava a procura de uma PR (Public Relations). Tatiana salienta que de 2004 para cá muita coisa mudou, inclusive o status do destino África do Sul no Brasil. “Há 14 anos, quando comecei, era destino de poucos. Hoje está no mapa do viajante brasileiro. Crescemos quase 80% ano passado no número de turistas brasileiros. Temos 12 voos semanais. Estamos entre os 10 destinos mais procurados do Booking.com Brasil“, afirma ao DIÁRIO em entrevista exclusiva. Acompanhe abaixo os principais trechos:
DIÁRIO – Tatiana, quando teve início esse seu trabalho com a África do Sul?
Teve inicio em abril de 2004. O órgão de turismo da África do Sul estava a procura de uma PR (Public Relations), já por mais de um ano. Quando um mercado começa a se mostrar importante para o South African Tourism, o que era o caso do Brasil naquela época, eles primeiro começam a desenvolver atividades de PR nesses mercados. Eles procuravam alguém já há algum tempo, sem sucesso, até que me conheceram, quando fui fazer a apresentação de um projeto de marketing da Queensberry. Na época eu era PR da Queensberry Viagens. Decidiram então que eu era a pessoa ideal e ficamos em um namoro por alguns meses, já que eu não queria sair da Queensberry. Até que decidi abrir uma empresa e comecei atendendo o SATourism e a Queensberry.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Qual o perfi do brasileiro que procura viajar para a África do Sul. Você pode identificá-lo de forma detalhada?
Hoje em dia o perfil se diversificou muito. África do Sul já está no mapa do brasileiro, como destino de desejo. Hoje você tem tanto um viajante internacional estreante – o que não acontecia antes – como passageiros que querem viajar para lá pela segunda ou terceira vez. África do Sul é um destino completo, que oferece desde paisagens maravilhosas, a experiência do safári, atendimento caloroso, como hotéis entre os melhores do mundo e estrutura de turismo impecável. Agora, os passageiros clássicos estão entre os viajantes experientes; jovens (que trabalham, ainda moram com os pais, com dinheiro para viajar); famílias sofisticadas; e casais de 40 para cima. Quem viaja para África do Sul busca beleza, diversidade cultural, atendimento caloroso, um destino diferente do senso comum (diferente de EUA e Europa), gastronomia, vinhos.
DIÁRIO – Essas legendas da África do Sul, como Mandela e Desmond Tutu auxiliam na venda da imagem do país?
Sim, com certeza. Ambos ajudam muito. Especialmente Mandela. Conhecido no mundo todo, é adorado por todos. Mandela não provoca um único milímetro de rejeição. Mandela simboliza paz, justiça, amor, amor incondicional, é uma figura que inunda o país de simpatia e empatia. Este ano, em que Mandela completaria 100 anos, ou seja, é o ano do Centenário de Mandela, o país será ainda mais identificado com a imagem de seu líder.
DIÁRIO – Quais são os pacotes mais procurados para uma viagem à África do Sul?
Uma viagem básica para África do Sul inclui dois dias de safári, quatro dias em Cape Town e um em Johannesburg.
DIÁRIO – Você acredita que a África do Sul – com seus desenvolvimento econômico e força política – pode auxiliar na minimização de problemas de países vizinhos, como o Congo, Somália ou Libéria?
Sempre é possível ajudar. Mas prefiro não entrar nessa área…politica. Área de responsabilidade dos representantes do Governo Sulafricano no Brasil, Consulado e Embaixada…eu fico no campo da viagem e turismo…
DIÁRIO – Então descreva a África do Sul para os leitores do DIÁRIO DO TURISMO…
África do Sul é um país incrível e de muita personalidade. Tem história, cultura riquíssima, flora e fauna privilegiadas, estrutura turística de primeiro mundo, estrutura de safári modelo para outros países, gastronomia, vinhos…nasceu com o dom do turismo. Acho que todo brasileiro com o privilégio de poder viajar deveria conhecer.
Queria salientar também a mudança de status do destino África do Sul no Brasil. Há 14 anos, quando comecei, era destino de poucos. Hoje está no mapa do viajante brasileiro. Crescemos quase 80% ano passado no número de turistas brasileiros. Temos 12 voos semanais. Estamos entre os 10 destinos mais procurados do Booking.com Brasil. É fácil de chegar (8 horas de voo), não precisa de visto, tem um custo-benefício excelente, e agrada a todos os brasileiros. Todos voltam encantados. Estamos inclusive com um perfil de viajante que quer ir pela segunda e terceira vez para o país, o que é uma novidade.