Emprego no turismo cresceu 5,8% de maio a julho de 2019, aponta pesquisa do IBGE

Continua depois da publicidade

“Esses resultados demonstraram uma perspectiva otimista e crescente de que estamos no caminho certo”, disse o ministro do turismo Marcelo Álvaro Antônio

Da Redação

A taxa de emprego na categoria ‘alojamento e alimentação’ do turismo brasileiro cresceu 5,8% de maio a julho deste ano, se comparada com o mesmo período de 2018. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C), publicada pelo IBGE no dia 30 de agosto.

Os resultados acompanham o crescimento do turismo iniciado em desde abril deste ano, quando a pesquisa registrou uma alta na taxa de emprego de 4,4% no segundo trimestre. Desde o segundo trimestre de 2012 até o mesmo período deste ano, o segmento que mais teve participação de trabalhadores no país foi o de alojamento e alimentação, item ligado ao turismo.

Veja também as mais lidas do DT

Outras categorias do setor, segundo classificação do IBGE, estão na categoria ‘Outros serviços’, que também apresentou uma alta no número de trabalhadores de 5,3%.

Durante a sua participação no 22º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou que as conquistas são fruto de ações que vem sendo implementadas pelo MTur e pelo governo federal ao longo destes sete meses de gestão.

“Esses resultados demonstraram uma perspectiva otimista e crescente de que estamos no caminho certo. O turismo no centro da agenda estratégica do Brasil proporciona isso. Vivemos um momento único que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país”, ressaltou o ministro.

Em junho deste ano, o Ministério do Turismo fechou uma parceria com o IBGE para incluir nos questionários aplicados pelos agentes da PNAD Contínua, a partir das próximas visitas domiciliares, perguntas sobre o turismo no país. O acordo vai permitir a inclusão de até 48 perguntas sobre o setor de Viagens nos questionários.

Para o ministro do Turismo, a cooperação trará ganhos imprescindíveis para mensurar o alcance e os resultados das políticas públicas implementadas pelo Ministério no âmbito nacional. “Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta”, afirmou.

Segundo o IBGE, a PNAD tem um universo de pesquisa de 200 mil domicílios e acompanha as flutuações trimestrais e a evolução, no curto, médio e longo prazos, da força de trabalho, além de outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade