(Edição do DT com agências)
A temporada de Cruzeiros Marítimos 2015/2016, com início previsto para o dia 5 de novembro, terá, até 1º de maio do ano que vem, a presença de 10 navios no litoral do país. A expectativa da CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) é de que 597 mil cruzeiristas aproveitem 211 roteiros de viagens.
Com mínimo de três noites e máximo de nove, os roteiros passarão por 26 cidades na América do sul, sendo 15 deles aqui no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
“O setor de Cruzeiros Marítimos ainda enfrenta queda e o tema principal do trabalho feito pela CLIA Abremar é o ganho de competitividade para que o Brasil atraia os Armadores”, afirma Marco Ferraz, presidente da Associação. “Imagine um Armador multinacional, que sabe exatamente quanto custa cada operação nos diferentes destinos, e que tem em sua mesa um mapa-mundi para decidir onde enviar um navio daqui a dois anos. Será que o Brasil pode ser um dos escolhidos? Essa é a pergunta. Queremos que o país suba no ranking dos cruzeiros novamente”, completa .
Em tempos de recessão, poder aliar passeio e hospedagem em único lugar é a “combinação perfeita”. Cheguei a escrever a uma companhia renomada neste setor e a resposta recebida foi: “entre em contato com agente de viagens ou visite o nosso site”. Deixar de informar no e-mail as sugestões de passeios com os preços e condições de pagamento, pódem justificar, também, a fraca demanda por esse tipo de viagem. Finalizo com aquela máxima: “Como incrementar as vendas se quem apresenta o produto e/ou serviço não demonstrar entusiasmo”. Não por acaso a saudosa Hebe era tão solicitada pelos anunciantes: ela “vestia” a “camisa da empresa”. Fica a dica.