Temporada de cruzeiros no Brasil começa neste sábado (29)

Continua depois da publicidade

A partir deste sábado (29), alguns adereços a mais comporão o cenário paradisíaco dos mares brasileiros. Isso porque neste final de semana será dada a largada à temporada de cruzeiros 2022/2023 no Brasil, a maior dos últimos 10 anos.

Durante quase seis meses, haverá o funcionamento de nove embarcações com 780 mil leitos. A representatividade é 47% maior do que o período pré-pandemia (2019/2020), quando a oferta chegou a 530 mil leitos.

Temporada de cruzeiros no Brasil: veja navios e roteiros

De acordo com a previsão oficial, o primeiro navio da temporada será o MSC Fantasia, o qual chegará em Salvador (BA). Por sua vez, ele disponibilizará um total de 4.363 leitos.

Veja também as mais lidas do DT

Já o Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Música, MSC Preziosa, MSC Seashore e o MSC Seaview são outros navios que o Brasil receberá. Também, eles realizarão 184 roteiros partindo dos portos de: Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP).

E no total, estão previstas 486 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, na Argentina; Montevidéu e Punta Del Este, no Uruguai.

Importância da temporada de cruzeiros no Brasil

A relevância desta temporada é plenamente entendida pelo Ministério do Turismo para o  Brasil, uma vez que serão injetados aproximadamente R$ 4 bilhões na economia nacional.

Vale lembrar que esse valor é estimulado pelos gastos das armadoras, cruzeiristas e tripulantes nas Cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas.

Com as embarcações em pleno funcionamento, há a grande expectativa da criação de 44 mil empregos diretos, indiretos e incentivados. Isso também significa benefícios para os brasileiros que moram próximos às paradas dos navios.

A temporada faz o Brasil retornar à rota de renomadas companhias marítimas de todo o mundo. Porque, de 7 de outubro de 2022 a 17 de maio de 2023, 35 navios de longo curso farão 309 paradas em 45 destinos, localizados em 15 Estados brasileiros.

Entre eles, estão: Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, com altas expectativas de geração de impacto econômico para a economia do Brasil.

Temporada de cruzeiros: expectativas e responsabilidade

Sobre as viagens em alto mar, Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, disse: “os cruzeiros são a melhor maneira de conhecer o mundo. Pois oferecem em uma única viagem hospedagem, transporte, entretenimento, alimentação e uma vista diferente a cada dia.

O executivo pontuou as prioridades para esta temporada. “Iniciamos com responsabilidade, sempre colocando as pessoas, os tripulantes, o meio ambiente e o compliance em primeiro lugar. E entregando as viagens memoráveis que os cruzeiristas já conhecem”.

Por fim, Ferraz complementou ressaltando o potencial deste mercado. “Além disso, vemos muitas oportunidades de expansão do setor no Brasil, à medida que a atividade cresce no mundo. Com novos navios em construção, investimentos em eficiência, tecnologia e sustentabilidade. Estamos trabalhando continuamente para que a indústria brasileira de cruzeiros siga evoluindo e possa contribuir ainda mais para a economia e geração de empregos no país”.

Para saber mais, acesse o site do Ministério do Turismo.


REDAÇÃO DO DT com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade