O cônsul da Turquia Gürsel Evren falou ao DT sobre o terremoto em seu país, e as ações do Consulado para ajudar as vítimas no país e seus familiares aqui no Brasil
Após o terremoto de magnitude 7,8 atingir a Turquia e a Síria na segunda-feira, 06, os olhares do mundo estão voltados para esses dois países. Tanto que, na manhã de hoje, 08, o Governo de São Paulo anunciou que enviará para a Turquia uma equipe com 26 oficiais para auxiliar no resgate às vítimas do terremoto. Até as 17 horas de hoje, o número de mortos na Turquia e na Síria passavam de 11 mil.
Hoje, embarcam para o país uma equipe, composta por 22 bombeiros, 2 médicos militares, 2 integrantes da Defesa Civil, quatro cães farejadores, uma labradora e três pastores belgas malinois. Dessa modo, conforme o governo informou, essa é uma missão nacional liderada pelo estado. Espírito Santo, Minas Gerais e Brasília também enviarão agentes para ajudar nas buscas de desaparecidos.
Este terremoto é considerado o maior em 80 anos na Turquia e na Síria em número de mortos e danos materiais. Esse número (11 mil) considera o total de mortos nos dois países, sendo, até essa quarta-feira, 8.754 na Turquia, e mais de 2.530 na Síria.
Veja também as mais lidas do DT
Por outro lado, felizmente, já houve o resgate de várias pessoas que estavam nos escombros.
Para entender um pouco mais sobre a situação, o DT conversou com Gürsel Evren, Cônsul Geral da Turquia em SP.
Socorro às vítimas do terremoto na Turquia
Quanto ás ações do Consulado para atender ás vítimas depois do que aconteceu, Gürsel disse que o Consulado e a Embaixada trabalham em consonância com o goberno local. “As pessoas podem conferir as ações no nosso Facebook, e no nosso site também. Estamos em contato com as regiões afetadas e com o AFAD (Autoridade Turca de Gestão de Desastres) para entender o que precisam e como podemos ajudar,” disse à reportagem.
“Também, estamos em contato com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação), que faz parte do Ministério das Relações Exteriores”, comentou o Cônsul.
Apoio às famílias da vítimas no Brasil
Sobre a assistência às famílias que moram no Brasil, Gürsel informou que elas podem (e devem) entrar em contato. “Desse modo, eles têm todo o suporte necessário, com acesso à informações das regiões que o terremoto afetou.”
Como os brasileiros podem ajudar os cidadãos turcos?
Gürsel Evren falou como os cidadãos brasileiros podem ajudar a população turca.
“Existem agências internacionais, e também agências turcas que aceitam doações em dinheiro. Elas são: a AFAD; a Associação Turca do Crescente Vermelho (Kizilay), e a Turkiye Diyanet Foundation (a Fundação Religiosa da Türkiye, em tradução livre)”, apontou.
Inclusive, Evren destacou que essas doações em dinheiro são mais fáceis e mais eficientes de chegarem à Turquia. “Porque, os materiais e os alimentos são importantes, mas até serem transportados por um navio ou avião e chegar na Turquia, leva mais tempo. Então, doar em espécie para essas associações é mais rápido. Agradecemos todo o apoio que estamos recebendo dos brasileiros.”
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.