Terremoto na Turquia: Gürsel Evren, Cônsul Geral, comenta

Continua depois da publicidade

O cônsul da Turquia Gürsel Evren falou ao DT sobre o terremoto em seu país, e as ações do Consulado para ajudar as vítimas no país e seus familiares aqui no Brasil

Após o terremoto de magnitude 7,8 atingir a Turquia e a Síria na segunda-feira, 06, os olhares do mundo estão voltados para esses dois países. Tanto que, na manhã de hoje, 08, o Governo de São Paulo anunciou que enviará para a Turquia uma equipe com 26 oficiais para auxiliar no resgate às vítimas do terremoto. Até as 17 horas de hoje, o número de mortos na Turquia e na Síria passavam de 11 mil.

Hoje, embarcam para o país uma equipe, composta por 22 bombeiros, 2 médicos militares, 2 integrantes da Defesa Civil, quatro cães farejadores, uma labradora e três pastores belgas malinois. Dessa modo, conforme o governo informou, essa é uma missão nacional liderada pelo estado. Espírito Santo, Minas Gerais e Brasília também enviarão agentes para ajudar nas buscas de desaparecidos.

Este terremoto é considerado o maior em 80 anos na Turquia e na Síria em número de mortos e danos materiais. Esse número (11 mil) considera o total de mortos nos dois países, sendo, até essa quarta-feira, 8.754 na Turquia, e mais de 2.530 na Síria. 

Veja também as mais lidas do DT

Por outro lado, felizmente, já houve o resgate de várias pessoas que estavam nos escombros.

Para entender um pouco mais sobre a situação, o DT conversou com Gürsel Evren, Cônsul Geral da Turquia em SP.

Gürsel Evren, Cônsul Geral da Turquia em São Paulo. Ele falou sobre o terremoto na Turquia.
Gürsel Evren, Cônsul Geral da Turquia em São Paulo (Foto: Divulgação)
Socorro às vítimas do terremoto na Turquia

Quanto ás ações do Consulado para atender ás vítimas depois do que aconteceu, Gürsel disse que o Consulado e a Embaixada trabalham em consonância com o goberno local. “As pessoas podem conferir as ações no nosso Facebook, e no nosso site também. Estamos em contato com as regiões afetadas e com o AFAD (Autoridade Turca de Gestão de Desastres) para entender o que precisam e como podemos ajudar,” disse à reportagem.

“Também, estamos em contato com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação), que faz parte do Ministério das Relações Exteriores”, comentou o Cônsul.

Apoio às famílias da vítimas no Brasil

Sobre a assistência às famílias que moram no Brasil, Gürsel informou que elas podem (e devem) entrar em contato. “Desse modo, eles têm todo o suporte necessário, com acesso à informações das regiões que o terremoto afetou.”

Como os brasileiros podem ajudar os cidadãos turcos?

Gürsel Evren falou como os cidadãos brasileiros podem ajudar a população turca.

“Existem agências internacionais, e também agências turcas que aceitam doações em dinheiro. Elas são: a AFAD; a Associação Turca do Crescente Vermelho (Kizilay), e a Turkiye Diyanet Foundation (a Fundação Religiosa da Türkiye, em tradução livre)”, apontou.

Inclusive, Evren destacou que essas doações em dinheiro são mais fáceis e mais eficientes de chegarem à Turquia. “Porque, os materiais e os alimentos são importantes, mas até serem transportados por um navio ou avião e chegar na Turquia, leva mais tempo. Então, doar em espécie para essas associações é mais rápido. Agradecemos todo o apoio que estamos recebendo dos brasileiros.”


Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade