O fluxo de passageiros do transporte aéreo no país teve aumento de 6,7% em novembro, em relação ao mesmo mês do ano passado, entre as integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR – AVIANCA, AZUL, GOL e TAM). Na comparação com outubro, quando a demanda por voos domésticos registrou alta de 6,4%, houve um avanço de 0,3 ponto percentual. De janeiro a novembro, esse índice acumula crescimento de 5,6%.
Foram 6,9 milhões de passageiros transportados pelas associadas em novembro, um crescimento de 4,9% sobre o mesmo período de 2013. A oferta de assentos apresentou expansão de 4,2% no mesmo período de comparação. É o terceiro mês consecutivo de crescimento nesse resultado, refletindo o aquecimento do setor com as viagens de fim de ano e o início da temporada de férias de verão.
A taxa média de ocupação dos aviões, que visa a melhor relação entre oferta e demanda, ficou em 81,31% em novembro, um aumento de 1,9 ponto percentual na comparação anual. No ano, esse indicador está em 79,78%, com expansão de 3,92 pontos percentuais.
Veja também as mais lidas do DT
MVB