DIÁRIO – Como é a experiência de representar um destino ainda tão pouco conhecido no Brasil?
MAURÍCIO VIANNA – A Net Hospitality representa vários destinos e clientes e a Turks and Caicos é um deles. Posso dizer que Turks and Caicos está muito bem no mercado, é um destino novo, e você sabe que o brasileiro gosta das coisas novas, então estamos fazendo várias ações com operadoras e agências de viagens no mercado de luxo. Nosso trabalho de promoção do destino não pára. Tenho ido muito a Belo Horizonte, interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre; vamos ter um estande grande em gramado, na FESTURIS, onde eu vou ter a presença de seis hotéis de Turks and Caicos. Trouxemos para a feira a ABAV (que ocorreu de 24 a 26 de setembro em São Paulo) a Crystal Green, presidente do turismo de Turks and Caicos, que veio sentir o mercado brasileiro.
DIÁRIO: O mercado de turismo de luxo, como você analisa no contexto econômico?
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MAURÍCIO VIANNA: O nicho upscalle, você sabe que todo mercado está de olho; a própria CVC hoje em dia, que é uma operadora conhecida por ser popular, está vendo a importância desse mercado e está abrindo um departamento exclusivo de luxo; ela tem feito ações com destinos de luxo, com hotéis de luxo e realmente estão vendendo bem; você vê, nos entramos com Casa de Campo, que é um “leading hotel”, na República Dominicana, um hotel realmente maravilhoso e fizemos uma promoção importante com eles, tivemos ótimos resultados. Então, esse mercado de luxo, é um mercado que está crescendo e o brasileiro vai pensar assim. Não é que não tenha sentido uma diferença no mercado, uma caída no mercado de luxo, a gente sentiu, apenas não sentimos tanto como 0 mercado de classe média e destino mais populares.
DIÁRIO: Quantifique a ida de brasileiros à Turks and Caicos…
MAURÍCIO VIANNA: Quando eu cheguei em 2010, a República Dominicana tinha 9 mil brasileiros visitando o pais e quando eu sai de lá, como representante, eu fechei com 114 mil ; criei um mercado bem popular, e agora eu estou com o destino completamente diferente, não vou poder comparar estes números, mas Turks and Caicos, tendo o Brasil como emissor, o ano passado estava em nono. Estamos há um ano e meio promovendo Turks and Caicos, e estamos com ações fortes, intensas. Este ano estamos passando a ser o emissor número 4, apenas abaixo de Estados Unidos, que é o primeiro, Canadá, o segundo e Inglaterra, o terceiro. Tinha a vontade de estar em terceiro, mas eu acho que pra um ano e meio de trabalho está muito bom, eu até prefiro, porque depois passar Estados Unidos e Canadá vai ser impossível, então eu vou ter que ficar com o terceiro lugar por muito tempo. Mas respondendo a pergunta do DIÁRIO, em 2013/2014 (ano fiscal, de março a março) foram 1796 brasileiros, e em 2014/2015 foram 2699. Este ano queremos dobrar esses números.