Turismo brasileiro em Portugal aumentou 13 % no primeiro semestre comparando com 2013

Continua depois da publicidade

O turismo brasileiro em Portugal encerrou o primeiro semestre deste ano com números negativos, após três meses seguidos de crescimento. Em junho os hotéis portugueses registraram 107 mil hospedagens de cidadãos brasileiros, menos de 15% do que em junho de 2013 e 30% menos do que em maio deste ano.

As informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o Brasil teve um dos piores desempenhos em junho entre os principais mercados emissores de turismo estrangeiro para Portugal. No sexto mês do ano, o número de hospedagem de estrangeiros nos hotéis chegou a crescer mais de 20% entre os turistas provenientes da Bélgica, Espanha e Alemanha e cerca de 10% entre os britânicos e franceses.

A procura brasileira na hotelaria portuguesa em junho ficou abaixo dos níveis de abril e maio, mas superou os registros de janeiro, fevereiro e março. No segundo trimestre do ano, aliás, todos os meses tiveram mais de 100 mil dormidas de turistas brasileiros nos hotéis portugueses.

Veja também as mais lidas do DT

No caso dos turistas brasileiros, apesar da queda verificada em junho – para o que pode ter contribuído, em parte, a realização do Mundial de Futebol no Brasil – os números agregados do primeiro semestre são ainda positivos quando comparados com o total do primeiro semestre do ano passado, de acordo com os dados do INE.

De janeiro a junho a hotelaria portuguesa teve 627 mil dormidas de turistas brasileiros, mais 13% do que em igual período de 2013. Números que mantêm o Brasil no sexto lugar entre os maiores mercados internacionais dos hotéis portugueses.

O mercado que mais envia turistas estrangeiros para Portugal é ainda o Reino Unido (3,4 milhões de estadias até junho), seguido de Alemanha, Espanha, França, Holanda e Brasil.

Em termos comparativos, o turismo espanhol em Portugal é o que mais cresce este ano (22,5%), seguido do número de dormidas de turistas belgas (que aumentou 17,3% em relação a 2013). Além do Brasil, houve ainda crescimentos relevantes em outros mercados emissores no primeiro semestre, como são os casos de França (13,2%), Reino Unido (12,4%) e Alemanha (11%).

O número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros portugueses em junho subiu 7,2%, para 1,59 milhões, e no primeiro semestre cresceu 12,1%, para 7,1 milhões, informou o INE.

No que respeita às estadias, a procura dos turistas portugueses cresceu 6,7% em junho e 11,9% no semestre, enquanto as dormidas de turistas estrangeiros aumentaram 9,3% em junho e 11,2% no total do primeiro semestre.

As receitas globais dos hotéis lusos em junho subiram 8,1%, para 222,5 milhões de euros, tendo a primeira metade do ano fechado com uma facturação de 894,4 milhões de euros, e um crescimento de 12,1% em termos homólogos, de acordo com o INE.

A taxa média de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros portugueses em junho ascendeu a 51,5%, tendo no período de janeiro a junho ficado em 38,1%.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade