Turismo de SP decola: Setor gera milhões de empregos e representa 10% do PIB

Continua depois da publicidade

Balanço traz resultados destes primeiros oito meses de 2023 sobre o turismo de SP

O turismo de São Paulo já representa quase 10% do PIB paulista, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos, segundo levantamento do Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Turismo e Viagens.

Os dados do balanço de oito meses da atual gestão foram para o setor foram apresentados à Comissão Permanente de Turismo da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) no último dia 12.

Veja também as mais lidas do DT

“Já sabemos que o turismo é um ambiente virtuoso de desenvolvimento. Temos aqui a melhor infraestrutura, as melhores estradas do país, o maior porto e hub aeroportuário da América Latina e os três maiores aeroportos do Brasil, além de mais de 30 regionais. Somos o maior emissor e receptor de turistas do país”, exalta o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Corpus Christi - Ibirapuera, São Paulo - SP, Brasil (Foto Jaime Dantas)
Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP, Brasil (Foto Jaime Dantas)

O turismo de SP está ligado diretamente aos negócios, à economia, ao emprego, à renda e ao empreendedorismo. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor é uma indústria que representa 10% do PIB mundial e gera cerca de 13% dos empregos no planeta. Um em cada três novos empregos no mundo serão do turismo até 2032.

A expansão do turismo em São Paulo também é expressiva no setor hoteleiro com um aumento de 4,2% na ocupação média em todo o estado no primeiro semestre em relação a 2022. Os destaques ficam para a região da serra da Mantiqueira, com média de 53,8% de ocupação no semestre, e o interior paulista, com 54,6%.

No feriado prolongado de Sete de Setembro, por exemplo, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo – vinculado ao Governo do Estado – estimou que 2,3 milhões de turistas circularam pelo território paulista e movimentaram R$ 3,6 milhões. A ocupação hoteleira atingiu uma média de 80,8%, ante os 69% esperados, puxados especialmente pelas cidades do Litoral Norte, que bateram 92% de ocupação.

Leia mais sobre o turismo de SP:

PODCAST DO DT: Roberto de Lucena, Secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo, fala ao DIÁRIO!

EDIÇÃO DO DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade