Turismo em áreas de conservação cresceu 300% no Brasil

Continua depois da publicidade

Relatório da Fundação Grupo Boticário de Preservação do Meio Ambiente aponta ainda que a falta de regularização fundiária trava o desenvolvimento do turismo em áreas protegidas

POR ZAQUEU RODRIGUES

Nos últimos 13 anos o turismo em Unidades de Conservação (UCs) cresceu 300% no Brasil. Em 2019, ano pré-pandemia, as UCs registraram 15 milhões de visitantes. É o que revela um levantamento realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Em 2020, três parques nacionais – Parque Nacional da Tijuca (RJ), Parque Nacional do Iguaçu (PR) e Parque Nacional da Serra da Bocaina (Serra do Mar, entre SP e RJ) – responderam por 67% das visitas nas unidades de conservação.

Veja também as mais lidas do DT

Gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira explica que tratam-se de unidades de conservação próximas a grandes cidades, com atrativos, acesso facilitado, rede hoteleira e serviços.

Oliveira diz que “viabilizar condições mínimas de infraestrutura em áreas rurais é uma estratégia fundamental para alavancar o turismo no Brasil, distribuir melhor a visitação, gerar renda para as comunidades locais e chamar a atenção para o conservação do patrimônio natural”.

De acordo com World Travel & Tourism Council (WTTC), o turismo é um dos setores mais potentes para a geração de renda e de empregos. Antes da pandemia, o setor injetou US$ 8,9 trilhões ao PIB global, o equivalente a 10,3% e 330 milhões de empregos. Um a cada dez postos de trabalho no mundo era fruto do turismo.

No Brasil, a WTTC ressalta que o turismo representa 8,1% do PIB respondia por 7,4 milhões de empregos, em sua maior parte em pequenos e médios negócios e atividades autônomas como artesãos e guias turísticos.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão das UCs, estima que, em 2018, o turismo nas áreas protegidas gerou cerca de 90 mil empregos e uma renda de R$ 3,8 bilhões em valor agregado ao PIB.

Oliveira também ressalta que o turismo é um setor eficaz para a reduzir a desigualdade. “O turismo tem a capacidade de dinamizar economias locais, especialmente em municípios onde há carência de recursos”.

O relatório do Grupo Boticário de Preservação do Meio Ambiente apontou que um dos pontos críticos das UCs é a falta de regularização fundiária. Entre as 289 UCs federais analisadas, 60 não constavam regularizadas ou não possuíam informação a respeito no Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SamGe).

O documento projeta que aproximadamente 23% dos parques têm suas áreas totalmente regularizadas, número considerado muito pequeno. A meta do Ministério do Meio Ambiente (MMA) é aumentar a regularização de 12,9 milhões para 17,9 milhões de hectares.

O Brasil gasta U$ 314 por km² em unidades de conservação federal. Em países desenvolvidos o gasto chega a U$ 929. Na América Latina, a Costa Rica gasta cerca de U$ 795 por km² de área protegida.

A Fundação Grupo Boticário também revelou que 60,1% das 334 Unidades de Conservação (UCs) públicas federais do país possuem planos de manejo. Dessas, somente 13,7% realizaram a revisão do documento, que deve ser atualizado a cada cinco anos.

Previsto na Lei 9.985/2000, o Plano de Manejo estabelece as diretrizes para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação no Brasil. Nele constam o zoneamento, regras para o uso da área e de recursos naturais e para o desenvolvimento do turismo.

A desatualização do Plano de Manejo representa um grande obstáculo para o desenvolvimento do turismo nas áreas de conservação, identifica o professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Young, que é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

“São poucas as UCs que têm condições de receber turistas hoje em dia, o que passa diretamente pelo plano de manejo”, afirma o professor.

O estudo apontou a necessidade de implementar conselhos gestores efetivos e atuantes nas unidades de conservação para fazer o monitoramento da biodiversidade e controle de acesso de visitantes, uma prática simples que não é realizada por 1/4 das unidades.

No site do ICMBio é possível acompanhar as Unidades de Preservação que já foram reabertas para visitas. Para acessar, clique em Diário do Turismo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade