Parques Nacionais, destinos a serem explorados mas que brasileiros desconhecem

Continua depois da publicidade

O Brasil possui setenta e um parques nacionais, administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, criada em 2007.

por Patrícia de Campos*


Grande parte está aberto à visitação do público como o da Canastra (MG), Chapada dos Guimarães (MT), Petar (SP), Lençóis Maranhenses (MA), entre outros. Em sua maioria a infraestrutura desses parques é precária, mas as belezas naturais superam esse quesito, mesmo assim os brasileiros pouco procuram esses destinos.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo pesquisa da ONG Semeia, que entrevistou 1.198 pessoas em diversas capitais, 66% nunca foram ou foram apenas uma vez a algum Parque Nacional, incluindo aí o destino Cataratas do Iguaçu.

O lazer junto à natureza é sem dúvida uma questão cultural, pois quando comparamos a diversidade das belezas naturais existentes em nosso país e a quase inexistência de visitação e comparamos aos Estados Unidos, com cinquenta e nove parques nacionais e uma visitação intensa, inclusive dos próprios americanos, descobrimos que precisamos criar meios de reverter esse quadro.

Serra da Canastra, em Minas Gerais; tão perto e tão desconhecida (Crédito: Patrícia de Campos)

Quando um equipamento turístico tem grande movimentação, garante a fiscalização do mesmo e a implementação de infraestrutura adequada.

Temos que criar uma nova teia de informações para poder formar o desejo de descobrir, viver e ter experiências em nossos parques nacionais

Não há muita coerência quando vemos brasileiros replicarem no facebook postagens de repúdio contra o desmatamento ou mesmo no que  diz respeito as áreas de proteção indígenas, se 99% dos autores e daqueles que deram seus “likes”, nunca tiveram sequer uma experiência ou vivência em um dos incríveis destinos naturais que o Brasil oferece, e preferem passar suas férias em destinos como Disney ou outros de preservação ambiental internacional, como o Caribe.

Sem dúvida, temos que criar uma nova teia de informações para poder formar o desejo de descobrir, viver e ter experiências em nossos parques nacionais, que só poderá se formar com a consciência de que temos tesouros pouco explorados e que são, talvez a única ferramenta, para uma preservação ambiental real e geradores de recursos.


PATRÍCIA DE CAMPOS – TURISMO DE NATUREZA

*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade